Slideshow image
Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em agosto ::1 a 2- Farmácia Serpa Jardim :: 3 a 09 - Farmácia Central :: 10 a 16 - Farmácia Serpa Jardim :: 17 a 23 - Farmácia Central :: 24 a 30 - Farmácia Serpa Jardim:: 31 - Farmácia Central

 

Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Beja

 

Rua D. Nuno Álvares Pereira, Edifício do Governo Civil

7800 - 054 Beja

 

Telefone: 284 341726

Fax: 284 328 540

 

Email: navbeja@gmail.com

 

 

 

Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Beja
 
A política de prevenção e combate à violência doméstica passa pela criação de respostas organizadas em rede em todo o território nacional e neste sentido foi considerada importante a criação de uma estrutura de atendimento, localizada na sede de distrito e que dê resposta a todos/as os/as que solicitem apoio.
Desta forma, no ano de 2008 foi assinado um protocolo entre o Governo Civil de Beja, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Centro Distrital de Beja da Segurança Social, o Grupo Territorial de Beja da GNR, o Comando Distrital de Beja da PSP, a Associação de Mulheres do Concelho de Moura, enquanto entidade gestora, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, para a Criação do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Beja.
 
Ao Núcleo compete o atendimento das vítimas de violência doméstica e o eficaz acolhimento e encaminhamento das diferentes situações, o desenvolvimento e valorização das parcerias locais que possibilitem soluções mais eficazes e a recolha de informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das situações de violência, identificando os principais problemas existentes e promovendo soluções adequadas às problemáticas aferidas.
De forma a cumprir estas competências, o Núcleo tem afecta uma equipa técnica multidisciplinar, constituída com as valências necessárias para o atendimento psicossocial e jurídico das vítimas e encaminhamento das mesmas para as entidades com competência e responsabilidades na prevenção e protecção, sempre que tal se justifique.
 
De acordo com os dados do final de 2010, o Núcleo acompanhou já duzentos e dezasseis (216) casos de violência doméstica, desdobrando-se este número em imensas diligências.
 
Tendo em conta a importância do combate à violência doméstica, a Câmara Municipal de Serpa assinou um protocolo de colaboração com o Núcleo, associando-se a esta missão.
Este protocolo prevê a realização de acções de sensibilização e formação para diferentes públicos, chamando a atenção para um problema em que não podemos esquecer que cada número representa uma pessoa cujos direitos mais fundamentais são negados.
 
Quem é vítima de violência doméstica ou tem conhecimento de uma situação, deve saber que a violência doméstica é um crime e que existem estruturas de apoio.
 
O Núcleo tem disponível uma equipa multidisciplinar a que qualquer pessoa pode recorrer, podendo obter mais informações sobre este apoio junto da divisão de Acção Social da Câmara ou directamente junto do Núcleo.
 
 
 
 
  CÂMARA MUNICIPAL DE SERPA
Praça da República, 7830-389 SERPA | Tel.: ....284 540 100 Fax: 284 544 721 | e-mail:geral@cm-serpa.pt
------------------ || ------------------
 
  2019©Município de Serpa | webdesign: jarmando  
  Ultima actualização em: 23-08-2019 12:26:24