Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em agosto ::1 a 2- Farmácia Serpa Jardim :: 3 a 09 - Farmácia Central :: 10 a 16 - Farmácia Serpa Jardim :: 17 a 23 - Farmácia Central :: 24 a 30 - Farmácia Serpa Jardim:: 31 - Farmácia Central

Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Beja

Rua D. Nuno Álvares Pereira, Edifício do Governo Civil

7800 - 054 Beja

Telefone: 284 341726

Email: navbeja@gmail.com

Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Beja

A política de prevenção e combate à violência doméstica passa pela criação de respostas organizadas em rede em todo o território nacional e neste sentido foi considerada importante a criação de uma estrutura de atendimento, localizada na sede de distrito e que dê resposta a todos/as os/as que solicitem apoio.
Desta forma, no ano de 2008 foi assinado um protocolo entre o Governo Civil de Beja, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Centro Distrital de Beja da Segurança Social, o Grupo Territorial de Beja da GNR, o Comando Distrital de Beja da PSP, a Associação de Mulheres do Concelho de Moura, enquanto entidade gestora, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, para a Criação do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Beja.

Ao Núcleo compete o atendimento das vítimas de violência doméstica e o eficaz acolhimento e encaminhamento das diferentes situações, o desenvolvimento e valorização das parcerias locais que possibilitem soluções mais eficazes e a recolha de informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das situações de violência, identificando os principais problemas existentes e promovendo soluções adequadas às problemáticas aferidas.
De forma a cumprir estas competências, o Núcleo tem afecta uma equipa técnica multidisciplinar, constituída com as valências necessárias para o atendimento psicossocial e jurídico das vítimas e encaminhamento das mesmas para as entidades com competência e responsabilidades na prevenção e protecção, sempre que tal se justifique.

De acordo com os dados do final de 2010, o Núcleo acompanhou já duzentos e dezasseis (216) casos de violência doméstica, desdobrando-se este número em imensas diligências.

Tendo em conta a importância do combate à violência doméstica, a Câmara Municipal de Serpa assinou um protocolo de colaboração com o Núcleo, associando-se a esta missão.
Este protocolo prevê a realização de acções de sensibilização e formação para diferentes públicos, chamando a atenção para um problema em que não podemos esquecer que cada número representa uma pessoa cujos direitos mais fundamentais são negados.

Quem é vítima de violência doméstica ou tem conhecimento de uma situação, deve saber que a violência doméstica é um crime e que existem estruturas de apoio.

O Núcleo tem disponível uma equipa multidisciplinar a que qualquer pessoa pode recorrer, podendo obter mais informações sobre este apoio junto da divisão de Acção Social da Câmara ou directamente junto do Núcleo.

2019©Município de Serpa | webdesign: jarmando
  Ultima actualização em: 23-08-2019 12:26:24