Slideshow image
Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em novembro: 1 a 3 - Farmácia Central :: 4 a 10- Farmácia Serpa Jardim :: 11 a 17 - Farmácia Central:: 18 a 24 - Farmácia Serpa Jardim :: 25 a 30 - Farmácia Central
   

 Ação Social e Educação > Ação Social > Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social

 (Programa Executado)

SerpaEnrede
O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) é um Programa do Ministério da Trabalho e da Solidariedade Social, criado pela portaria 396/2007 de 2 de abril. Os CLDS contemplam um modelo de gestão que prevê o financiamento induzido de projetos selecionados centralmente, privilegiando territórios identificados como mais vulneráveis. Cada Projeto deverá incluir ações de intervenção obrigatórias que respondam às necessidades diagnosticadas. Para a implementação e desenvolvimento do CLDS no concelho de Serpa, o Instituto de Segurança Social I.P. estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal de Serpa, que por sua vez, definiu como entidade coordenadora local a Rota do Guadiana – ADI. O protocolo entre as entidades envolvidas foi assinado a 18 de maio de 2011.
O CLDS de Serpa tem como objetivo geral, promover parcerias que facilitem o desenvolvimento de ações visando a capacitação do território e seus atores locais, a aquisição de competências de integração social e profissional dos cidadãos do concelho de Serpa com vista à sua autonomização, do ponto individual e social e a maximização do seu bem-estar. O CLDS tem como eixos de intervenção: 1- Emprego, formação e qualificação; 2- Intervenção Familiar e Parental; 3- Capacitação da Comunidade e das Instituições; 4- Informação e Acessibilidade.
As ações previstas no plano de acção do CLDS de Serpa são:
1 – Unidade Apoio à Inserção profissional;
2 – Apoio ao Empreendedorismo;
3 – Centro Comunitário – Espaço de ajuda partilhada;
4 – Apoio à População Idosa;
5 - Apoio ao associativismo, organização de grupos e comissões;
6 - Iniciação à Informática e exercício da cidadania ativa.
A área de intervenção do CLDS será o concelho de Serpa e a sua execução decorrerá entre julho de 2011 e 15 de maio de 2014.
  
Serpa EnReDe | Rua da Capelinha, 7, 7830-405 Serpa
Tlf.: 284 540 220 Fax:284 540 225
E-Mail: serpaenrede@gmail.com
 
Eixos de Intervenção dos Contratos locais de desenvolvimento Social
Emprego, Formação e Qualificação:
- Gabinetes de atendimento na área de empregabilidade;
- Ações que incentivem a articulação entre empregadores e potenciais empregados.
Intervenção Familiar e Parental:
- Centro de recursos e qualificação;
- Ações sócio-culturais para pessoas idosas.
Capacitação da Comunidade e das Instituições:
- Ações de apoio à auto-organização dos habitantes e à criação/revitalização de associações;
Informação e acessibilidades:
- Ações de formação e ações facilitadoras do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação.
 
Ação do CLDS de Serpa
1 - Unidade de Apoio à Inserção profissional
Nesta ação pretendem-se desenvolver programas individualizados ou em pequeno grupo de apoio à inserção profissional (sessões estruturadas) onde serão definidas as diferentes etapas dos percursos de inserção. Os percursos poderão passar pelo encaminhamento para formação ou acompanhamento pós-formação tendo em vista a inserção profissional. Nesta ação pretendem-se desenvolver programas individualizados ou em pequeno grupo de apoio à inserção profissional (sessões estruturadas) onde serão definidas as diferentes etapas dos percursos de inserção. Os percursos poderão passar pelo encaminhamento para formação ou acompanhamento pós-formação tendo em vista a inserção profissional.
2 - Apoio ao Empreendedorismo
Esta ação visa desenvolver competências de empreendedorismo quer com os jovens à procura do 1º emprego quer com os desempregados com 45 e mais anos. Por outro lado, nesta ação cabem também as tarefas de elaboração de candidaturas financeiras de iniciativa empresarial e a divulgação de instrumentos de apoio existentes.
3 - Centro Comunitário
A criação do Centro comunitário visa disponibilizar à comunidade um espaço de ajuda partilhada com as valências de gabinete de atendimento integrado e loja social.
4 - Apoio à População Idosa
Com esta ação pretende-se trabalhar de forma articulada com as juntas de freguesia, câmara municipal e IPSS's no sentido de apoiar a população idosa do concelho isolada não institucionalizada, quer através de ações de animação socio-cultural quer através da dinamização de grupos de voluntariado de proximidade.
5 - Apoio ao Associativismo, organização de grupos/comissões
A ação consubstancia-se no apoio à auto-organização dos habitantes dos bairros de etnia cigana, numa 1ª fase o de S. Francisco e numa 2ª fase os bairros do Telheiro e Canada. As restantes actividades pretendem apoiar a instalação de grupos informais e reforçar o trabalho das associações e colectividades.
6 - Iniciação à informática e exercício da cidadania ativa
Aquisição de sala de informática e utilização dos equipamentos existentes nas freguesias para a realização de ações de iniciação à informática destinadas a crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, bem como o desenvolvimento de ações de sensibilização sobre diversos temas da actualidade.

voltar

 

 
  CÂMARA MUNICIPAL DE SERPA
Praça da República, 7830-389 SERPA | Tel.: ....284 540 100 Fax: 284 544 721 | e-mail:geral@cm-serpa.pt
------------------ || ------------------
 
  2017©Município de Serpa | webdesign: jarmando  
  Ultima actualização em: 24-11-2017 10:58:23