De 2ª a 6ª (12h30 e 17h30), com repetição ao sábado (11h00) TERRA FORTE, na Rádio Voz da Planície (104.5) :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em maio: 1 a 5 - Farmácia Central :: 6 a 12 - Farmácia Serpa Jardim :: 13 a 19 - Farmácia Central :: 20 a 26 - Farmácia Serpa Jardim :: 27 a 31 - Farmácia Central    ◊    O Licenciamento de Obras na Câmara Municipal de Serpa pode ser feito através de E-PAPER (menu lado esquerdo)

academia senior

Academia Sénior de Serpa
Fundada em 2009, a Academia Sénior Serpa pretende ser uma resposta social e cultural, que visa criar, dinamizar e organizar regularmente atividades culturais, de educação não formal, recreativas e de convívio. Destina-se a toda a população sénior do Concelho, preferencialmente para maiores de 50 anos, não exige nenhum grau de escolaridade.
As áreas privilegiadas das disciplinas são as línguas, ciências sociais e humanas, saúde, informática, artes. Para além do calendário letivo, a Academia Sénior de Serpa promove também várias actividades extracurriculares nomeadamente, visitas de estudos, festas, exposições, workshops.
A partir deste projecto foi constituído o Grupo Coral da Academia, os ensaios decorrem às 5 feiras das 19h00 às 20h00 no edifício da Academia.
O Corpo Docente da Academia é constituído por professores que aderiram ao projecto em regime de voluntariado, prescindindo algumas horas das suas actividades diárias em prol da Academia Sénior.

INSTALAÇÕES
2 salas para aulas teóricas, 1 sala para aulas praticas, 1 sala polivalente

Morada: Rua Manuel de Moura (Antiga Escola das Moças)
7830 Serpa

7. Outras
Meditação e Relaxamento

Projetos da Academia para o Ano letivo de 2014-2015
Este ano a Academia Sénior tem como principal desafio a prevenção de riscos junto da população sénior e a sensibilização para os cuidados aos animais, fazendo dos mais velhos um exemplo para as gerações mais novas.

Desta forma, em colaboração com algumas entidades, a academia terá à disposição da população sénior do concelho ações em algumas áreas apontadas como prioritárias:

Sensibilização rodoviária para seniores
Muitos dos idosos do concelho têm carta de condução sem terem conhecimento das alterações ao Código da Estrada o que os coloca em risco.
Em Portugal existem muitos acidentes que envolvem condutores mais idosos, o desconhecimento das regras de segurança e a perda de algumas capacidades são razões apontadas como causa, desta forma pretende-se que os condutores seniores possam fazer uma reciclagem nesta área de forma a protege-los dos acidentes.

Mecânica automóvel para seniores
Alguns dados ao nível da segurança rodoviária sugerem alguma negligência no cuidado e manutenção as viaturas automóveis. Pretende-se com estas sessões ajudar os mais velhos a identificar e resolver problemas no seu automóvel garantindo assim a segurança. As aulas teóricas e práticas permitirão que possam perceber mecanismos simples e soluções para resolução de algumas situações do dia-a-dia adaptadas a esta população.

Socorrismo e Emergência para seniores
Capacitar para o socorro, prevenção e resolução de acidentes é o principal objetivo das sessões de socorrismo e emergência. Este projeto permitirá que os interessados participem num projeto intergeracional através da criação de uma campanha de sensibilização para crianças do 1.º e 2.º ciclos sobre chamadas de emergência. Saber relatar uma situação de emergência pode salvar uma vida e os mais velhos podem explicar aos mais novos como se faz.

Cuidados com a Internet
Com os seniores cada vez mais ativos nas redes sociais, as sessões de esclarecimento sobre a forma como devemos proteger-nos quando estamos na internet são uma prioridade. Inúmeras fraudes e abusos têm como público-alvo esta população mais vulnerável.

Clube (A)voz dos animais
Os maus tratos aos animais são um problema que tem merecido o debate ativo estando já aprovada uma lei que pretende proteger os animais dos maus tratos que lhes são consecutivamente infligidos. A maior parte dos idosos tem nos animais a sua única companhia, tendo estes por isso um papel importante nas suas vidas, no entanto, muitas vezes negligenciam-nos e descuidam do seu bem-estar. É importante que os mais velhos aprendam a cuidar destes amigos e que tenham um lugar de destaque junto dos mais novos e que juntos participem em campanhas que visem melhorar o bem-estar dos animais. Este clube, inovador, pretende chamar à atenção de toda a população para as problemáticas dos animais através, por exemplo: da sensibilização para a limpeza/controle de dejetos, da melhoria da alimentação, da informação e divulgação das campanhas de esterilização, entre outras.

Ultima actualização em: 29-05-2017 12:05:53