Slideshow image
Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em outubro :: 1 a 4 - Farmácia Central :: 5 a 11 - Farmácia Serpa Jardim :: 12 a 18 - Farmácia Central :: 19 a 25 - Farmácia Serpa Jardim:: 26 a 31 - Farmácia Central
    PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS, no refeitório da Câmara Municipal De Serpa
De Fevereiro a Junho de 2012 que a Câmara Municipal de Serpa, desenvolveu, junto das crianças do 1º ciclo, que almoçavam no refeitório da Câmara, um conjunto de atividades integradas no projeto de Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis, no refeitório da Câmara.
O projeto teve dois objetivos base: a promoção de hábitos alimentares saudáveis, ao nível dos comportamentos/postura a ter antes, durante e após uma refeição e a promoção de hábitos alimentares ao nível dos consumos, escolhas e frequências alimentares.
Este projeto iniciou com uma formação para as auxiliares de educação que diariamente acompanham as crianças ao refeitório. Paralelamente houve uma reunião com a empresa fornecedora da alimentação onde foram propostas algumas mudanças nas ementas, nomeadamente: aumento do número de refeições de peixe, diminuição de transformados (almôndegas, rissóis e hambúrgueres), aumento de peixe à posta, aumento de legumes e saladas a acompanharem o prato. Promoveu-se o recurso a pratos da gastronomia local (açorda, ovos mexidos com espargos, vinagradas, caldeirada de bacalhau, massinhas de peixe…) tendo-se registado, assim um aumento destes pratos nas ementas.
Foram criadas regras de bom comportamento a ter no refeitório antes, durante e após a refeição. Neste conjunto de regras incluiu-se, a apostura correta à mesa, a organização do tabuleiro das refeições, a utilização correta dos talheres e a forma correta de estabelecer comunicação.
Durante os meses de Fevereiro, Março e Abril promoveu-se o uso de algumas das ervas aromáticas mais utilizadas na gastronomia local, como são exemplo, os coentros, a salsa, a hortelã e o alecrim.
Durante o mês de Maio, todas as crianças que almoçam no refeitório da Câmara, participaram no Jogo de Maio – O Coração Forte. Este jogo teve como objetivo promover e incentivar o consumo de sopa, alimentos hortofrutícolas, peixe, leguminosas e fruta. Semanalmente a mascote, O Coração Forte, apresentou um desafio às crianças, como por exemplo,  comer os legumes todos do 2º prato. Todas as crianças que cumprissem os desafios propostos pelo Coração Forte foram reforçadas positivamente com a atribuição de um símbolo, de cor laranja, em caso de não cumprimento foi-lhes atribuído um símbolo de cor  cinza. No final do mês as crianças com mais símbolos, laranja,  ganharam um prémio como reforço do seu comportamento..
Em simultâneo com o jogo foram contabilizados os desperdícios alimentares vindos nos pratos das crianças. Dos resultados obtidos podemos destacar:
·         Percentagem média de Ingestão de alimentos semanais:
·         Semana da sopa: 94.45% da sopa;
·         Semana dos legumes: 79.4% de legumes/saladas;
·         Semana das leguminosas: 65% no prato e 85.5% na sopa;
·         Semana da fruta: 93.5% da fruta
Quando comparados estes resultados, com a percentagem média de ingestão dos mesmos alimentos em Fevereiro de 2012, verificam-se as seguintes alterações:
·         Ingestão de sopa: aumentou o consumo em 44,45%
·         Ingestão de legumes ou saldas: 49.4%
·         Ingestão de leguminosas: aumentou em 50%, quando ingeridas pela sopa
·         Ingestão de fruta: aumentou em 33,5%
·         Confeção de pratos de peixe aumentou em 10 % , passando a haver 50% de pratos de carne e 50% de pratos de peixe num conjunto de 4 ementas semanais.
 
Todo o projeto foi apresentado aos pais/ encarregados de educação, numa reunião inicial de apresentação da atividades propostas, que culminaram numa apresentação final  onde todo o trabalho desenvolvido foi apresentado, assim como os resultados.
 
  CÂMARA MUNICIPAL DE SERPA
Praça da República, 7830-389 SERPA | Tel.: ....284 540 100 Fax: 284 544 721 | e-mail:geral@cm-serpa.pt
------------------ || ------------------
 
  2019©Município de Serpa | webdesign: jarmando  
  Ultima actualização em: 14-10-2019 14:23:01