Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em julho ::1 a 5- Farmácia Serpa Jardim :: 6 a 12 - Farmácia Central :: 13 a 19 - Farmácia Serpa Jardim :: 20 a 26 - Farmácia Central1 :: 27 a 31 - Farmácia Serpa Jardim

Cultura > Museu > Museu de Vila Verde de Ficalho

Museu de Vila Verde de Ficalho

O acervo do museu, instalado na igreja de S. Jorge, edifício da segunda metade do século XVI, distribui-se por três conjuntos principais: o arqueológico, o etnográfico e o de arte sacra. O núcleo arqueológico é constituído por materiais com cronologias desde o Paleolítico até aos inícios do século XX, provenientes de escavações e de recolhas superficiais na área da freguesia. Podem observar-se no espaço que rodeia o museu ruínas de várias épocas, desde o Neolítico final até ao século XV d.C., sendo de destacar uma basílica paleo-cristã com o seu batistério e várias sepulturas inseridas no pavimento das naves e anexos. O acervo etnográfico é constituído por artefactos, na sua maioria, ligados às atividades agrícolas dos habitantes de Ficalho e que caíram em desuso. A coleção de arte sacra reúne objetos e alfaias religiosas provenientes da igreja de S. Jorge e da ermida de Nossa Senhora das Pazes bem como doados por particulares. De notar, ainda, na própria igreja de S. Jorge as pinturas do século XVIII na zona do altar-mor e o reaproveitamento de materiais romanos em mármore no púlpito e no chão da igreja.

Praça Conde de Ficalho – 7830 Vila Verde de Ficalho

9.00 – 12.30 horas e 14.00 – 17.30 horas