Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em julho ::1 a 5- Farmácia Serpa Jardim :: 6 a 12 - Farmácia Central :: 13 a 19 - Farmácia Serpa Jardim :: 20 a 26 - Farmácia Central1 :: 27 a 31 - Farmácia Serpa Jardim

Turismo > Lazer

Lazer

As terras de Serpa, pela sua pureza ambiental, garantem a tranquilidade do lazer. A interioridade, que as distancia das grandes urbes e zonas industriais, e o baixo índice demográfico, mantiveram-nas como espaços onde a natureza permaneceu quase incólume.
A vastidão transparente dos seus horizontes, o mar ondulante das searas, o silêncio repousante dos "montados", a sua serra salpicada de roxo, branco e amarelo pelas flores do rosmaninho, da esteva e da giesta, os campos de pousio atapetados a perder de vista por malmequeres, o dourado estival dos seus campos, os seus cursos de água, convidam a férias ao ar livre, ao retempero do corpo e do espírito.
Não faltam, pois, propostas para caminhadas e passeios de bicicleta em ambientes naturais. Entre muitas outras possibilidades, o roteiro "Planície Dourada – Percursos na Natureza" apresenta duas sugestões de percursos por terras do concelho, a saber: o percurso "Vila Verde de Ficalho", por entre montado, olival, culturas de sequeiro, vegetação ribeirinha e matos mediterrânicos, e o percurso "Cabeceiras de Vale Queimado", marcado pela paisagem de montado disperso e pousios-pastagem e pelo emblemático "Pulo do Lobo".
Para os praticantes da condução "todo o terreno" não faltam percursos prenhes de sensações e emoções. Na sua diversidade, as terras ao redor de Serpa oferecem cambiantes de tal modo variadas que tornam possível um quase infindável leque de opções para um descontraído passeio fora de estrada.
António Catarino e Luís Ramos, no livro "Por esses campos fora", sugerem um trio de rotas, ricas na sua diversidade paisagistíca e com um reduzido grau de dificuldade no respeitante à destreza exigida.
Como ocupações desportivas, há a pesca – ao barbo, à boga, ao achegã – nas correntes ou no remanso das águas límpidas dos seus rios. Mas também a caça faz de Serpa um local a reter nos roteiros cinegéticos nacionais: a lebre e a perdiz, na planície sem fim, o coelho, nos matos da serra, e os tordos e as rolas nas famosas "passagens". Para caça maior, podem os praticantes do desporto de Santo Huberto participar em montarias ao javali.
E porque não jogar ténis ou fazer natação nos modernos equipamentos desportivos de Serpa?
E se aproveitasse a visita para conhecer os museus e o antiquíssimo centro histórico de Serpa, resguardado por imponentes muralhas?
O "Guia Turístico da Planície Dourada" propõe um itinerário a pé pelo âmago da urbe, com passagem pelos monumentos e conjuntos patrimoniais mais significativos. Mas outras alternativas são possíveis, sendo certo que não ficará indiferente à sua história milenar, às suas tradições, à serena hospitalidade das suas gentes.

Consulte aqui as atividades disponibilizadas pelos operadores turísticos do concelho.

Acreditamos que irá despedir-se de Serpa com vontade de voltar.

2019©Município de Serpa | webdesign: jarmando
  Ultima actualização em: 18-07-2019 15:58:59