Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em maio ::1 a 3 - Farmácia Central :: 4 a 10 - Farmácia Serpa Jardim :: 11 a 17 - Farmácia Central :: 18 a 24 - Farmácia Serpa Jardim :: 25 a 31 - Farmácia Central

Maria Capitoa

O autor admite que esta estreia pelos campos da ficção escrita resulta do deslumbramento surgido ao "avançar por caminhos que não necessitam de arquivo para chegar às pessoas". Licenciado em História, João Mário, alentejano, há muito que escreve sobre temas do património e cultura locais. É o próprio quem diz que ao colocar de lado os documentos, "as muletas", tornou-se mais árdua a tarefa de escrever mas nem por isso menos apaixonante. A construção da novela, primeiramente pensada como conto, fez "suar as estopinhas ao esforçado escrevedor" que aceita de "bom grado todas as críticas ao trabalho". Mas que se tranquilize o autor porque o leitor, estamos em crer que mesmo o menos paciente, se deixa cativar pela história dessas três mulheres alentejanas que, na linha de descendência directa, partilham a alcunha de Maria Capitoa.
Ao virar da página, quando menos se espera, a novela termina por obra do cante alentejano. O leitor, que não partilhe com os naturais o mistério que o cante transporta, é surpreendido por desfecho tão inusitado para uma história de amor.
Parece-nos que se o conto ganhou dimensão de novela, porque as palavras são como as cerejas, puxam umas pelas outras, a novela poderia ter-se transformado num romance.

João Mário Caldeira
Pub. 2001