Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em julho ::1 a 5- Farmácia Serpa Jardim :: 6 a 12 - Farmácia Central :: 13 a 19 - Farmácia Serpa Jardim :: 20 a 26 - Farmácia Central1 :: 27 a 31 - Farmácia Serpa Jardim

Arte e tradição > Festas e Feiras

No concelho de Serpa, a chegada da Primavera é celebrada, de forma especial, com a festa em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira oficial do concelho a partir de meados do século XX. O seu culto nestas paragens deverá remontar ao século XIV. A ermida que lhe é dedicada, no ponto mais alto da povoação, a cerca de um quilómetro para sul da cidade, data do início da centúria de Quinhentos.
Noutros tempos, os festejos em honra de Nossa Senhora de Guadalupe realizavam-se na ermida e compreendiam duas festas: a "dos homens", por ocasião da Páscoa, e a "das mulheres", pela época das vindimas. Isso porque, segundo se pensa, só indivíduos do mesmo sexo podiam agrupar-se em confraria. Provavelmente em 1870, as duas irmandades fundiram-se e, desde então, celebra-se uma só festividade em cada ano, a da Páscoa.
Existem relatos e ex-votos que dão conta de inúmeras graças atribuídas à intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, por quem o povo nutria especial devoção e a quem recorria em momentos de aflição. Por exemplo, perante o flagelo da seca e da fome, como aconteceu em 1868.
As festas de Serpa revestem-se, assim, de antiquíssimos rituais e compreendem manifestações importantes de carácter religioso e etnográfico. Iniciam-se no Domingo de Páscoa, à tarde, com a procissão de receção à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que desce da sua ermida até à igreja do Salvador. Nesse dia, um dos pontos altos da festa é o participado cortejo histórico-etnográfico, desfile em que centenas de figurantes a pé e em carros alegóricos recriam a evolução histórica do concelho e mostram os usos e costumes locais.
Na segunda-feira, de manhã, celebra-se a missa solene em honra da padroeira e, à tarde, tem lugar a procissão magna que percorre o costumado itinerário pelas ruas da cidade, previamente atapetadas de rosmaninho, e recolhe à igreja do Salvador.
Na terça-feira, em majestosa procissão, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é reconduzida à sua ermida no Alto de S. Gens.
Nos três dias de festa, a cidade, engalanada para receber os muitos forasteiros que a procuram, é também palco de um vasto programa de actividades culturais.

»  Festas

»  Feiras