O Licenciamento de Obras na Câmara Municipal de Serpa já pode ser feito através de E-PAPER (menu lado esquerdo)    ◊    De 2ª a 6ª (12h30 e 17h30), com repetição ao sábado (11h00) TERRA FORTE, na Rádio Voz da Planície (104.5) :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    O Castelo de Serpa tem aberto ao público a Alcáçova e o Caminho de Ronda, das 09h00/12h00 e das 14h00/17h00    ◊    Farmácias de Serviço em maio: 1 a 6 (Central), 7 a 13 (Serpa Jardim), 14 a 20 (Central), 21 a 27(Serpa Jardim), 28 a 31 (Central)

Clique aqui para aumentar o cartaz

Informação sobre Serpa e Vila Verde de Ficalho

Programa definitivo

VIII

ENCONTRO DE ARQUEOLOGIA DO SUDOESTE PENINSULAR

ENCUENTRO DE ARQUEOLOGÍA DEL SUROESTE PENINSULAR

SERPA - AROCHE
24, 25 e 26 de outubro de 2014

Os Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular são realizados desde 1993, decorrendo usualmente de forma alternada, de 2 em 2 anos, em Portugal e em Espanha, com o objetivo de promover a apresentação dos mais recentes dados relativos aos trabalhos arqueológicos realizados no território a que se reportam, entendido num âmbito geográfico e cultural, e de reforçar os elos culturais e as sinergias entre os dois países.

Em 2013 cumpriram-se 20 anos sobre a primeira edição destes Encontros, marcando-se a ocasião com a realização de um programa desdobrado entre 2013 e 2014, celebrado de forma articulada em simultâneo em Portugal e em Espanha, com sessões de comunicações e visitas cruzadas, beneficiando da proximidade entre Serpa e Aroche.

Em 2013, celebrou-se a VII edição, com palco em Aroche (Huelva - Espanha) nos dias 29 e 30 de novembro e em Serpa (Portugal) no dia 1 de dezembro.

Em 2014, mantendo-se as parcerias estabelecidas e o espírito da comemoração dos 20 anos dos Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, será realizada a VIII edição, que decorrerá nos dias 24 e 25 do outubro em Serpa e no dia 26 em Aroche.

É com particular agrado que Serpa acolhe, uma vez mais, o evento e celebra esta efeméride, já que foi nesta cidade que germinou a ideia de realizar os Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, conforme expõem Juan Aurelio Pérez Macías e Eduardo Romero Bomba no prólogo das atas da IV edição: «Han passado ya muchos años […] desde que en 1992 nos reunimos en una cafetería de Serpa com algunos colegas portugueses y españoles […], y al calor de uma bica y um bolo, en una mañana gélida de invierno, hablamos de la posibilidad de realizar encuentros periódicos en el que expusiéramos nuestros trabajos».

Comissão Científica
Alfredo Mederos Martin / Universidad Autónoma de Madrid
António Monge Soares / C2TN, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Inês Vaz Pinto / CEAACP - Troiaresort
Javier Jiménez Ávila / Junta de Extremadura
Mariana Diniz / UNIARQ - Universidade de Lisboa
Virgílio Lopes / Campo Arqueológico de Mértola

Comissão Organizadora
Ana Sofia Antunes / Câmara Municipal de Serpa - Secretariado
Juan Aurelio Pérez Macías / Universidad de Huelva
Macarena Bustamante Álvarez / Instituto de Arqueología – Mérida (CSIC)
Nieves Medina Rosales /Ayuntamiento de Aroche
Samuel Melro / Direção Regional de Cultura do Alentejo
Susana Correia / Direção Regional de Cultura do Alentejo

Todas as questões relativas ao Encontro deverão ser remetidas para: arqueologiaso@cm-serpa.pt

Programa definitivo: 6 de outubro

Características dos trabalhos
Comunicações: 15 minutos
Posters: tamanho A1
Resumos das comunicações e posters: 1 página A4 (letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples). Indicação do título e de todos os autores (com filiação institucional, formação académica ou profissão e contatos).
As atas incluem as comunicações e os posters.

Comunicações e Posters: até 8 de setembro (com envio de resumos)
Assistentes: até 22 de outubro

Circular-Ficha de inscrição

Dá-se preferência ao preenchimento da ficha de inscrição online, disponível através do seguinte enlace:

Preços (incluem as atas do VIII Encontro e as visitas)

Comunicantes e Posters: 35,00 €

Assistentes: 35,00 €

Estudantes: 25,00 € (deverá ser feita prova desta situação)

Formas de pagamento: numerário, cheque e transferência bancária

Nota: no caso das inscrições internacionais, o pagamento poderá ser efetuado em numerário presencialmente durante o Encontro (mas deverá ser realizada a inscrição dentro dos prazos estipulados).

Dados para pagamento:

Município de Serpa

Banco: Caixa Geral de Depósitos

NIB 0035 0765 00001125830 50

IBAN PT50 0035 0765 00001125830 50

BIC SWIFT CGDIPTPL

Enviar o comprovativo de pagamento para:

arqueologiaso@cm-serpa.pt

Câmara Municipal de Serpa, Praça da República, 7830-389 Serpa

Alojamento em Serpa: http://www.cm-serpa.pt/artigos.asp?id=790

Para mais informações consulte:

2016©Município de Serpa | webdesign: jarmando