Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em setembro: 1 - Farmácia Serpa Jardim :: 2 a 8 - Farmácia Central :: 9 a 15 - Farmácia Serpa Jardim :: 16 a 22 - Farmácia Central:: 23 a 29 - Farmácia Serpa Jardim :: 30 - Farmácia Central

CANDIDATURAS ABERTAS
AO PRÉMIO INTERNACIONAL DE SERPA PARA ÁLBUM ILUSTRADO
Estão abertas até 29 de setembro de 2017 as candidaturas à 2.ª edição do Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado.
Promovida pelo Município de Serpa em colaboração com a editora Planeta Tangerina, a iniciativa visa incentivar a criação de projetos na área do Álbum Ilustrado com um conceito e/ou uma narrativa originais e divulgar novos autores.
Podem candidatar-se ao Prémio autores com mais de 18 anos de todas as nacionalidades, com ou sem trabalho publicado. As normas de participação podem ser consultadas nos sites das entidades organizadoras (www.cm-serpa.pt e www.planetatangerina.com).
O projeto vencedor será publicado em língua portuguesa pela editora Planeta Tangerina e receberá 4 000 euros.
A 1.ª edição do Prémio, de periodicidade bienal, contou com mais de duas centenas de candidaturas provenientes de 20 países (Portugal, Brasil, Itália, Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Sérvia, Estados Unidos, Canadá, Polónia, Suécia, Reino Unido, Guatemala, Argentina, México, Taiwan, China, Coreia e Irão). O júri do concurso integrou, para além de representantes da editora Planeta Tangerina e da Câmara Municipal de Serpa, a escritora e ilustradora belga Kitty Crowther, vencedora do Prémio ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award, em 2010.
O trabalho premiado “Mana”, de Joana Estrela, editado pela Planeta Tangerina, vai ser publicado em língua francesa (Éditions Seuil), em língua coreana (Editora Picturebook Gongjackso) e em língua espanhola/América Latina (Editora Lectura Colaborativa).
Joana Estrela recebeu o Prémio BD Amadora 2016 para “Melhor Desenhador Português de Livro de Ilustração”, com a obra “Mana”.

1.º Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado 2015

Joana Barbosa vence com álbum “Mana” (foto)

Joana Estrela Batista de Vasconcelos Barbosa é a vencedora da 1.ª edição do Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado com o trabalho “Mana”.

O álbum será publicado em língua portuguesa pela editora Planeta Tangerina e a sua autora recebe 4000 euros, sendo 1500 euros relativos ao adiantamento de direitos de autor. Em maio de 2016 está previsto o lançamento do livro, com apresentação ao público em Serpa.

O júri, constituído por Catherine Crowther (escritora e ilustradora belga, vencedora do Prémio Alma em 2010), Maria Isabel Minhós (escritora, representante da editora Planeta Tangerina) e Paula Estorninho (arquiteta, representante do município de Serpa), analisou 211 trabalhos de 21 países. Ao premiar Joana Barbosa apreciou particularmente o universo visual da obra, a sua espontaneidade e coerência, e também o modo como textos e imagens cooperam, adaptando-se e complementando-se, em estreita harmonia, ao serviço do conceito, das mensagens e do próprio livro.

“Mana” é um bom exemplo da vertente camaleónica que os álbuns ilustrados podem assumir, ao revelar uma grande variedade de linguagens, tanto ao nível das imagens como das palavras. Segundo o júri, não possui uma narrativa tradicional, como é mais habitual em livros ilustrados, mas um texto com as características de uma carta — neste caso em concreto, uma pequena carta, quase um recado, escrita pela irmã mais velha e dirigida à mais nova. Também no que diz respeito às ilustrações, a autora experimenta uma série de registos, que vão desde o traço fino sem utilização de cor, a páginas mais trabalhadas, nas quais é a própria personagem mais nova que intervém a nível gráfico, intrometendo-se nas imagens, alterando-as, passando a fazer parte da história a um outro nível.

O Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado é uma iniciativa da Câmara Municipal de Serpa, com colaboração da editora Planeta Tangerina.

Joana Estrela – Nota biográfica
“Nascida em 1990, em Penafiel, começou aos sete anos a desenhar retratos da família e a escrever na legenda as coisas que eles diziam. O seu método de trabalho não mudou muito desde então. Estudou Design de Comunicação no Porto e ainda vive por lá, a trabalhar como freelancer em ilustração e banda-desenhada. Em 2014 a Plana publicou o seu primeiro livro, Propaganda.”

Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado

Com o objetivo de desenvolver a qualidade literária e artística do Álbum Ilustrado e de estimular a criação de novos projetos nesta área, a Câmara Municipal de Serpa, em colaboração com a Editora Planeta Tangerina, promove a primeira edição do Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado, que passará a existir com uma periodicidade bienal.

Ao Prémio podem concorrer projetos para álbuns ilustrados que apresentem um conceito e/ou uma narrativa originais. Por álbuns ilustrados entende-se trabalhos com imagens e texto ou apenas imagens. Não serão admitidas propostas que apenas contenham texto.

Podem concorrer autores adultos (maiores de 18 anos), de todas as nacionalidades, com ou sem trabalho publicado, ficando excluídos funcionários das entidades organizadoras.

Os trabalhos podem ser apresentados por um ou vários autores, individualmente ou formando equipas, e cada participante pode concorrer apenas com uma obra.

As obras a concurso devem ser inéditas e não podem estar a concorrer ou ter sido premiadas ou recebido menções noutros concursos e devem ser apresentadas em português, inglês ou castelhano.

Mais informações:

Normas de participação (português)

Regulations (english)

Ultima actualização em: 21-09-2017 16:47:53