Slideshow image
Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em setembro: 1 - Farmácia Serpa Jardim :: 2 a 8 - Farmácia Central :: 9 a 15 - Farmácia Serpa Jardim :: 16 a 22 - Farmácia Central:: 23 a 29 - Farmácia Serpa Jardim :: 30 - Farmácia Central

 Serpa Trails.pt

(link)

 

 

UADITURS- Turismo Sustentável do Baixo/Bajo Guadiana, representou uma candidatura aprovada ao Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal, envolvendo municípios dos dois lados da fronteira, incidindo no caso do município de Serpa, na ação 2- Rotas Transfronteiriças.

O montante de investimento elegível aprovado para Serpa  foi de 66.666,67€, ao que correspondeu um financiamento FEDER de 50.000€.

Os objetivos traçados para a operação na sua globalidade, e para o município de Serpa em particular, foram a valorização e preservação da riqueza do património, natural e edificado de todo o território candidato, apresentando-se o rio Guadiana como eixo vertebral de todas as ações de cooperação propostas entre os dois países.
 
Pretendeu-se valorizar e potenciar os recursos endógenos e diversificar a oferta turística desta área de cooperação como um todo, apostando num turismo cultural e de interior, promovendo produtos ligados à proteção do ambiente e às potencialidades do interior, valorizando e difundindo o património existente.
 
O projeto de Serpa consubstanciou-se no estudo de implementação e instalação de uma rede de percursos aquáticos, pedestres, equestres e de BTT no concelho. Criaram-se quatro rotas de BTT; duas rotas pedestres em zona rural; uma rota pedestre no centro urbano; um percurso equestre e um percurso de canoagem.
 
Além dos 8 percursos financiados ao abrigo do Programa de Cooperação Transfronteiriço (UADITUR), Serpa dispõe de mais 2 percursos que percorrem o nosso concelho, permitindo ao utilizador usufruir de umas magnificas paisagens e deste belo ambiente, inigualável!
 
Percursos de Natureza

»

»Pedestres
Com 3 propostas distintas, estes percursos levam-no em busca não só dos ecossistemas, mas de uma história de relações entre o Homem e a natureza.

PR1
Folheto, mapa GPS
A partir do Largo Catarina Eufémia, seguir para norte e virar pela Rua da Abegoaria que levará para fora do núcleo urbano, passando pelo pavilhão desportivo municipal. Cruzar a circular externa e entrar no caminho de terra em direção ao Guadiana.
Distância: 13kms
Duração: 3h30
Tipo de percurso: circular


PR2- Brinches Folheto e GPS
O percurso tem início no largo principal (Praça da República), conhecido localmente por Largo do Vale. Com o tema dos Moinhos Velhos do Guadiana este é um percurso fácil que percorre maioritariamente caminhos agrícolas ainda hoje bastante utilizados.
Distância: 9,7 kms
Duração: 2h20
Tipo de percurso: circular
Desnível acumulado: + 146 m

PR3- Vila Verde de Ficalho Folheto e GPS
Este percurso circular e acessível, leva-o à descoberta da fronteira aqui tão perto, percorrendo os caminhos outrora utilizados pelos contrabandistas. Os antigos moinhos em conjunto com o ecossistema do rio Chança dão a este percurso uma riqueza impar.
Distância: 12,6 kms
Duração: 2h50
Tipo de percurso: circular
Desnível acumulado: + 200 m 

P. Urbano Folheto e GPS
Este percurso leva-o à descoberta dos principais pontos de interesse do núcleo amuralhado de Serpa. Terá oportunidade de descobrir o rico património existente no interior e em torno das muralhas. Facilmente se irá aperceber da diversidade de estilos e influências que tornam este património tão rico e este passeio numa experiência a não perder.
Distância: 2,7 kms
Duração: n.a
Tipo de percurso: circular
Desnível acumulado: n.a 

» BTT Folheto

Neste centro de BTT encontra à sua disposição 4 percursos que o transportam para os diferentes ambientes e paisagens existentes no concelho de Serpa. Os percursos criados admitem entre si, várias ligações e combinações, oferecendo assim uma panorâmica de toda a região.

P1 GPS
Este percurso explora os caminhos a Oeste da cidade onde os campos de cultivo se erguem nas grandes planícies existentes. Percorrendo estradas de terra batida, no início do percurso avista-se o Rio Guadiana ao fundo do vale. O regresso faz-se com a bonita cidade de Serpa como pano de fundo.

P2 GPS
Saindo em direção ao Guadiana este percurso atravessa os campos agrícolas para descer ao fundo do vale até à Azenha da Ordem. Daqui e regressando às planícies, dirige-se à ermida de S. Brás e depois a Santa Iria, onde encontrando os percursos 3 e 4, inicia o regresso à cidade de Serpa. 

P3 GPS
Este longo percurso leva-nos à descoberta das planícies Norte e Este deste território. Começando em conjunto com o percurso 4 separa-se do mesmo após a barragem de Serpa. Passa por A-do-Pinto para depois de se juntar novamente ao referido percurso regressar a Serpa.

P4 GPS
Seguindo com o percurso vermelho até à Ribeira de Enxoé, este é um percurso muito longo e difícil que percorre toda a largura deste concelho chegando às serras de Malpique, Adiça e Ficalho. Este percurso pode ser encurtado através da ligação representada no mapa e disponibilizada para GPS.  

»
» Canoagem
FolhetoGPS
Percorrer o guadiana ao ritmo das aguas, visitando e descobrindo os muitos moinhos existentes nas suas margens é o desafio que aqui deixamos.

Esta secção do Grande Rio do Sul (rio Guadiana) revela-nos uma beleza ímpar, a simplicidade da Natureza em território pouco intervencionado pelo Homem, fazem deste troço uma espécie de regresso às origens, à Natureza no seu estado mais puro.

» Equestre Folheto e GPS
Na companhia de um dos mais velhos amigos do homem, o cavalo, percorra os caminhos outrora percorridos carregando a mais fina farinha.
Recorrendo às ligações entre a cidade e o rio este percurso caracteriza-se pela sua acessibilidade e formato de 8. Deste modo e estando a secção com alguma complexidade técnica no loop inferior, adapta-se com facilidade a todos os tipos de praticante.

P1
Este percurso é em grande parte comum com o percurso Verde 1 do centro de BTT excepto no loop inferior. Saindo de Serpa dirige-se ao Monte da Lobata onde se inicia o loop que nos leva até ao rio Guadiana e às ruinas da Azenha dos Machadinhos.

 

 
  CÂMARA MUNICIPAL DE SERPA
Praça da República, 7830-389 SERPA | Tel.: ....284 540 100 Fax: 284 544 721 | e-mail:geral@cm-serpa.pt
------------------ || ------------------
 
  2017©Município de Serpa | webdesign: jarmando  
  Ultima actualização em: 23-10-2017 17:43:17