Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em setembro: 1 - Farmácia Serpa Jardim :: 2 a 8 - Farmácia Central :: 9 a 15 - Farmácia Serpa Jardim :: 16 a 22 - Farmácia Central:: 23 a 29 - Farmácia Serpa Jardim :: 30 - Farmácia Central

Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra

Inserida na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra promove a democratização do saber através do acesso livre e gratuito à cultura e à informação, e privilegia o lazer, a ocupação dos tempos livres e a criação e o fortalecimento de hábitos de leitura.

A Biblioteca dispõe de um espaço para adultos e de um espaço para jovens e crianças. Na zona para adultos, os utentes podem ler livros e periódicos e, em breve, ouvir música e ver filmes. Há também computadores com acesso à Internet e para uso pessoal.

Na área infanto-juvenil, para além de todas essas valências, existem uma Bebéteca e uma Sala do Conto. A Biblioteca está equipada com uma cafetaria, que começará a funcionar em breve.

Naturalmente, os utilizadores têm à sua disposição um serviço de consulta local e de empréstimo domiciliário (livros, CD, CD-ROM, e DVD). Um catálogo de todo o fundo bibliográfico informatizado pode ser consultado localmente ou através da Internet.

Equipada com uma sala polivalente, a Biblioteca programará mensalmente atividades culturais e de animação do livro e da leitura.

Horário
Biblioteca: Terça-feira a Sábado . 10h00 - 13h00 e 14h30 - 19h00. Encerra ao Domingo e Segunda-feira.

Cafetaria: Terça-feira a Sábado . 10h30 - 12h30 e 16h00 - 19h00. Encerra ao Domingo e Segunda-feira.

Endereço Postal
Rua José Maria Graça Afreixo

Correio electrónico: biblioteca@cm-serpa.pt

Um pouco de história
Serpa pode orgulhar-se de ter tido a sua primeira biblioteca pública nos alvores do século XX. Em 1904, por iniciativa de um grupo de dedicados serpenses, foi criada a "Biblioteca Pública Correia da Serra", em homenagem ao Abade Correia da Serra (1751-1823), natural de Serpa e uma das figuras mais notáveis do Século das Luzes. Por vicissitudes várias foram conturbados os anos de vida da instituição cujo património bibliográfico ronda hoje os dois mil volumes.

Mais tarde, em 1966, é inaugurada a Biblioteca Gulbenkian de Serpa, mercê da celebração de um protocolo entre a autarquia e a Fundação Calouste Gulbenkian, o qual se manteve em vigor até finais de 2002, altura em que foi aprovada a candidatura apresentada pela Câmara ao Programa de Apoio às Bibliotecas Municipais do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas - IPLB.

Ultima actualização em: 23-10-2017 17:43:17