Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em setembro :: 1 a 6 - Farmácia Central :: 7 a 13 - Farmácia Serpa Jardim :: 14 a 20 - Farmácia Central :: 21 a 27 - Farmácia Serpa Jardim:: 28 a 30 - Farmácia Central
obras em curso
Requalificação do Museu Municipal de Arqueologia e recuperação da muralha
A requalificação do Museu Municipal de Arqueologia no Núcleo do Castelo de Serpa está em curso. Trata-se de uma componente do projecto que abrange a Alcáçova do Castelo e os imóveis de origem medieval que a integram, nomeadamente a Casa do Governador e os edifícios de piso térreo adossados à muralha.

Na sequência desta obra, o renovado Museu Municipal de Arqueologia passará a integrar, na área da Alcáçova, um espaço para a exposição permanente (Casa do Governador), um espaço polivalente que poderá funcionar como pequeno auditório e como sala de exposições temporárias e um café / bar com esplanada.

A intervenção abrange também a recuperação dos panos de muralha da Alcáçova e da cerca urbana dionisina virada sensivelmente a Norte, alinhada ao longo da Rua dos Farizes, o que irá permitir consolidar o seu sistema construtivo e valorizar o Caminho de Ronda correspondente.

Pretende-se com estes projectos garantir a salvaguarda do importante património histórico e cultural de Serpa e contribuir para a dinamização da zona do Castelo Velho, incluindo-se esta intervenção na estratégia de regeneração do Centro Histórico de Serpa, cujo Núcleo Intra-Muros foi definitivamente classificado como Conjunto de Interesse Público em Junho passado.

As obras de requalificação e ampliação do Museu Municipal de Arqueologia tiveram início em Abril e estima-se que estarão concluídas em Outubro. Com um investimento total de 940.092,14 € têm financiamento InAlentejo (QREN) de 677.782,40 €, que corresponde a 80% do investimento elegível. As obras de Consolidação do Sistema Construtivo e Valorização do Caminho de Ronda das Muralhas de Serpa (Zonas 2, 3 e 9) terão início em breve, tem um prazo de execução de 7 meses e um investimento de 95.759,00 €.

2019©Município de Serpa | webdesign: jarmando
  Ultima actualização em: 19-09-2019 11:43:55