Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em setembro :: 1 a 6 - Farmácia Central :: 7 a 13 - Farmácia Serpa Jardim :: 14 a 20 - Farmácia Central :: 21 a 27 - Farmácia Serpa Jardim:: 28 a 30 - Farmácia Central
Programação final
Ana Moura, Celtas Cortos, Amor Electro e Gabriel o Pensador no X Encontro de Culturas
*Programação abaixo em atualização*

De 7 a 10 de junho, o Centro Histórico de Serpa volta a ser o palco do Encontro de Culturas /Mercado Cultural. Promovido pela Câmara Municipal de Serpa o evento tem como objetivo principal a promoção da cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos.

A enRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura, presidida pelo município de Serpa, abre o evento com um espetáculo que reúne artistas dos vários municípios nacionais e internacionais que a integram, trazendo ao palco da Praça de República o exemplo vivo do seu compromisso de “criar formas eficazes e duradouras de sistematizar intercâmbios e parcerias capazes de enriquecer uma ideia global de que a cultura é veículo prioritário de desenvolvimento, de entendimento e de paz, assente no reforço de um imenso conjunto de ações locais”.

O Encontro encerra a 10 de Junho com o Dia do Cante Alentejano, ex-libris cultural do concelho e da região e candidato a Património Imaterial da Humanidade -, partilhado este ano com o Fado, já galardoado com esta distinção em novembro de 2011, na voz de Ana Moura.

A programação inclui ainda, Aline Frazão (Ang.) - dia 7; Amor Electro (Port.) e Celtas Cortos (Esp.) - dia 8; Gabriel o Pensador (Brasil) e Mónica Ferraz (Port.) - dia 9.

Os artistas em cartaz este ano irão fazer parte de um historial que inclui, entre muitos outros, os nomes de Muddy Waters Jr., Pablo Milanés, Lila Downs, Diego El Cigala, Carlinhos Brown, Carlos do Carmo, Gilberto Gil, Cesária Évora, Gaiteiros de Lisboa, Janita Salomé, António Zambujo, Toquinho, Emir Kusturica and the No-smoking Orchestra, Zeca Baleiro, Magic Slim, Pablo Alborán, Luz Casal, e Camané que afirmou,

Programação X Encontro de Culturas
7 a 10 de junho 2013
Serpa
Entrada livre

Dia 7, sexta-feira

16h30 Arruada pelo Centro Histórico - Meninos de Minas (Brasil)
Espetáculo enREDE

Com as participações de Neanderthal (S. Gonçalo do Rio Abaixo - Brasil); Meninos de Minas e Allyson Salvador (Itabira - Brasil); Grupo das Lavadeiras de Gondor (Caminha); Ana Castillo e Paco Roldán (Cortegana - Espanha); Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa; Armando Torrão (Serpa); Teresa Serpa e Cláudia Estrela (Serpa); Luciano Cuviello (Córdoba - Argentina)

Aline Frazão (Angola)

Dia 8, sábado
AMOR ELECTRO (Portugal)

Celtas Cortos (Espanha)

Dia 9, domingo
22h00 Praça da República
GABRIEL O PENSADOR (Brasil)

Mónica Ferraz (Portugal)

Dia 10, Dia do Cante, segunda-feira
CANTE ALENTEJANO*
ANA MOURA (Portugal)

CASA DO CANTE
Dia 7 :: 17h00 - Abertura do X Encontro de Culturas com exposição de pintura “O Cante”, de Luís Galrito
Dia 10 :: 18h00 - Dia do Cante – Tertúlia com Rui Vieira Nery e Paulo Lima

CONVERSAS À NORA :: 18h30 :: Espaço Nora
Dia 8 – “O desenvolvimento pela cultura é um absurdo?”, com João Paulo Cotrim, Luís Afonso, Margarida de Araújo
Dia 9 –“Alentejo, como objeto cinematográfico”, com Nicolau Breyner, António Cordeiro e Renato Lucas

MUSIBÉRIA
Dia 8 :: 17h00 – Abertura da exposição “Cadeiras” de SAM (em permanência)

*Participantes
Grupo Coral Feminino Papoilas do Enxoé (Vale de Vargo)
Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (Vila Nova de São Bento)
Grupo Coral Os Ceifeiros de Serpa (Serpa)
Grupo Coral e Etnográfico Os camponeses de Pias (Pias)
Alunos do 1.º ciclo do Polo 2 da Escola Abade Correia da Serra (Serpa)

21h00 – Desfile dos alunos da Escola Abade Correia da Serra, do arco da Rua das Portas de Beja para a Praça da República.
21h30 – Desfile dos corais de adultos, das escadas de Santa Maria para a Praça da República.
22h00 – Apresentação dos grupos corais em palco.

Org.: Câmara Municipal de Serpa
Cofinaciamento: Inalentejo/QREN/União Europeia