Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em agosto: 1 a 4 - Farmácia Serpa Jardim :: 5 a 11 - Farmácia Central :: 12 a 18 - Farmácia Serpa Jardim :: 19 a 25 - Farmácia Central:: 26 a 31 - Farmácia Serpa Jardim
Exposição patente no Museu de Arqueologia
“Escrita no Baixo Alentejo - das origens aos nossos dias”
Até 27 de agosto, a Sala Polivalente do Museu Municipal de Arqueologia, no Castelo de Serpa acolhe a exposição “Escrita no Baixo Alentejo - das origens aos nossos dias”, organizada pela Rede de Museus do Baixo Alentejo, em parceria com a CIMBAL, cofinanciada pelo Alentejo 2020 / Portugal 2020 / Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. Esta exposição tem o intuito de divulgar as coleções dos museus que compõem a rede, visando a itinerância por todos os municípios que a integram.
Estão patentes peças, documentos e registos descobertos no Baixo Alentejo, alusivos à evolução da escrita, desde a Idade do Ferro, o ponto de partida, visto que é dessa época que se supõem ser os primeiros vestígios da “escrita mais antiga conhecida na Península Ibérica”, a escrita do Sudoeste.
De Serpa podemos ver a “Carta de arrematação e venda da sinagoga e açougue dos judeus de Serpa, aquando da sua expulsão do país, a Gaspar Vaz, que deu, na venda pública, o lanço mais alto (10.2000 reais)”. Trata-se de um documento raro, que data de 1497, época em que o Rei D. Manuel expulsou os judeus e mouros de Portugal e dispôs dos seus bens.

Ultima actualização em: 22-08-2017 15:05:17