Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em outubro: 1 a 5 - Farmácia Central :: 6 a 12 - Farmácia Serpa Jardim :: 13 a 19 - Farmácia Central :: 20 a 26 - Farmácia Serpa Jardim :: 27 a 131 - Farmácia Central
Informação aos Munícipes
Colocação de cinzas e brasas nos contentores

A Câmara Municipal alerta todos os munícipes para o facto de não ser permitida a colocação de cinzas e/ou brasas incandescentes nos contentores de superfície ou enterrados.
Algumas medidas preventivas são bastante simples:

• Ao limpar a lareira/salamandra/fogareiro, etc, não deite as cinzas fora de imediato, guarde-as num recipiente metálico ao ar livre durante um ou dois dias, para que arrefeçam;

• Deposite as cinzas arrefecidas e ensacadas.

O não cumprimento destes procedimentos tem provocado com frequência danos irreparáveis nos equipamentos, cuja substituição tem custos bastante elevados.
Desta forma, a autarquia apela à compreensão de toda a população no sentido de prolongar a vida útil destes equipamentos e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Nos termos da alínea b) do n.º 1 e n.º 3 do artigo 355.º do Código de Regulamentos e Posturas do Município de Serpa e sem prejuízo da responsabilidade civil, criminal ou disciplinar, é punível como contraordenação a colocação de cinzas, escórias ou qualquer material incandescente nos contentores, papeleiras ou quaisquer outros recipientes destinados à recolha de resíduos sólidos urbanos.

Boas Práticas Ambientais
Uso de cinzas como fertilizantes: a cinza produzida é um material inorgânico que possui um alto teor de compostos minerais, podendo conter cálcio, magnésio, fósforo – uma espécie de composto mineral que pode ser utilizado para as plantas.
Os agricultores de antigamente usavam as cinzas do fogão para colocar na horta, obtendo um bom resultado.
Usar cinzas nos canteiros é benéfico, pois hortaliças e aromáticas apreciam um pH mais próximo à neutralidade que é 7,0. Os tomates, espinafres, ervilhas e alho são algumas das culturas que beneficiam com as cinzas.

2018©Município de Serpa | webdesign: jarmando
  Ultima actualização em: 17-10-2018 17:03:18