Slideshow image
Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em outubro: 1 a 5 - Farmácia Central :: 6 a 12 - Farmácia Serpa Jardim :: 13 a 19 - Farmácia Central :: 20 a 26 - Farmácia Serpa Jardim :: 27 a 131 - Farmácia Central
Processionária do pinheiro
Tratamento preventivo - processionária do pinheiro
A Câmara Municipal de Serpa procedeu nos dias 4, 5 e 11 de janeiro 2018 ao combate da processionária do pinheiro no concelho, prática que realiza há 9 anos. Este tratamento teve um custo de 4.000€ e evita o aparecimento da praga de 1 a 2 anos.
O método de tratamento por microinjeção, que consiste na injecção de um inseticida próprio no pinheiro, o qual será absorvido por este, contaminando-o. Assim, quando as lagartas começam a alimentar-se das suas folhas ficam intoxicadas e morrem, não chegando a fazer os ninhos. As principais vantagens deste tratamento é a facilidade do tratamento sem colocar as zonas vizinhas em perigo, podendo ser aplicado a qualquer hora do dia. O período mais favorável para estes tratamentos é de setembro a dezembro.
A processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) é um inseto desfolhador que pode parasitar todas as espécies dos Pinus e Cedrus.
Os ataques variam de intensidade consoante o nível populacional, o qual é fortemente influenciado pela temperatura e insolação, pelo conjunto de inimigos naturais (insetos parasitoides, fungos, bactérias, vírus e pássaros) ativos em cada estádio aéreo ou subterrâneo da praga e pela qualidade e quantidade de alimento, da qual depende a fecundidade das fêmeas. Quando desfolhadas, as árvores exibem menores crescimentos e ocorre uma quebra na produção lenhosa. No entanto, à exceção de ataques sucessivos em árvores jovens, estas geralmente recuperam e não morrem. Em termos de saúde pública, a processionária pode constituir um grave problema nos anos de fortes ataques e junto a locais habitados ou frequentados pelas populações.

O que fazer em caso de contacto com o animal?
Esta Praga também afeta os seres Humanos e os animais, pois as lagartas da Processionária do Pinheiro estão cobertas por pelos urticantes que podem causar irritações nos olhos e reações alérgicas.
Caso tenha sintomas de prurido, prurido ocular, espirros, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos, sensação de desmaio ou outras manifestações associadas, o recomendado é dirigir-se a um hospital para receber tratamento hospitalar.
Não deve aplicar pomadas ou tomar qualquer medicamento. Se quiser, pode lavar ou passar água na zona afetada para aliviar os sintomas.
Os Especialistas aconselham evitar qualquer contacto físico com uma Infestação de Processionária do Pinheiro, não só com a lagarta, mas também com os seus ninhos ou com as árvores afetadas por esta Praga, pois os seus pelos desprendem-se do seu corpo e são arrastados pelo vento.
««
  CÂMARA MUNICIPAL DE SERPA
Praça da República, 7830-389 SERPA | Tel.: ....284 540 100 Fax: 284 544 721 | e-mail:geral@cm-serpa.pt
------------------ || ------------------
 
  2018©Município de Serpa | webdesign: jarmando  
  Ultima actualização em: 17-10-2018 17:03:18