Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em maio: 1 a 4 - Farmácia Central :: 5 a 12 - Farmácia Serpa Jardim :: 12 a 18 - Farmácia Central :: 19 a 25 - Farmácia Serpa Jardim:: 26 a 31 - Farmácia Central
em curso
Emblemática Torre do Relógio de Serpa alvo de reabilitação
A Torre do Relógio de Serpa está a ser alvo de uma intervenção para a recuperação, conservação e restauro do sistema construtivo, depois de resolvidas algumas questões burocráticas e contratuais.

A intervenção contempla ações de conservação de paramentos constituídos por alvenarias antigas, impermeabilização de cobertura, reparação e substituição de vãos existentes, com a finalidade de garantir a salubridade e salvaguarda deste conjunto arquitetónico, no que concerne à sua dignidade e função.

A torre, de arquitetura militar e civil, com elementos góticos e manuelinos, pertence ao sistema defensivo medieval, apesar de se desconhecer a data exata da sua construção. Antes de 1509 a torre não ostentava ainda o relógio que foi exigência da Câmara em 1514 e que levaria à sua instalação nos anos seguintes. O atual mecanismo do relógio data de 1841.

O projeto de reabilitação da Torre do Relógio foi objeto de uma candidatura ao programa EP - INTERREG V A España Portugal (POCTEP), com a denominação “Fortificaciones de Frontera: Fomento del Turismo Cultural Transfronterizo – FORTours”. Esta intervenção corresponde a um investimento por parte da autarquia no valor de 104.995,00€ (+IVA) e um financiamento FEDER no valor de 75.000€.

2018©Município de Serpa | webdesign: jarmando
  Ultima actualização em: 25-05-2018 17:04:07