Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em julho: 1 a 6 - Farmácia Serpa Jardim :: 7 a 13 - Farmácia Central :: 14 a 20 - Farmácia Serpa Jardim:: 21 a 27 - Farmácia Central :: 28 a 31 - Farmácia Serpa Jardim
Conferência sobre as origens históricas do Exército Português
Serpa nos primórdios do Exército
Uma milícia de besteiros, oriunda de Serpa, pode ter estado nos primórdios do Exército português, bem como na preservação daquilo que hoje são as fronteiras do nosso País.
A história remonta aos finais do século XIII, com a participação da milícia de besteiros do Conto de Serpa, no cerco de Portalegre, em 1299. Depois desta batalha, o Rei D. Dinis, como forma de reconhecer a estratégia e organização desta milícia, ordenou que todas as milícias seguissem o modelo de Serpa e esta passou a ser a regra para que cada nova milícia fosse certificada e reconhecida.
Esta ideia foi avançada pelo Professor Doutor João Gouveia Monteiro, docente da Universidade de Coimbra, orador convidado pelo Exército, a participar uma conferência realizada no passado dia 28 de março, no Campus da Amadora da Academia Militar. Sob o tema “Reflexão crítica sobre as origens históricas do Exército Português”, o investigador trouxe a lume uma nova perspetiva sobre a origem do Exército Português e o envolvimento de homens de Serpa neste feito.
“Numa altura em que se disputava a manutenção das fronteiras do País, e tendo em conta que o modelo de Serpa passou a ser adotado pelas diferentes milícias, podemos dizer que que Serpa teve um papel fundamental para a manutenção das nossas fronteiras”, refere Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa, que assistiu à conferência.

2018©Município de Serpa | webdesign: jarmando
  Ultima actualização em: 17-08-2018 9:48:56