Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em outubro: 1 a 5 - Farmácia Central :: 6 a 12 - Farmácia Serpa Jardim :: 13 a 19 - Farmácia Central :: 20 a 26 - Farmácia Serpa Jardim :: 27 a 131 - Farmácia Central
Nos dias 18, 19 e 20 de maio
II Festa do Livro de Serpa – FLiS
Na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra e no seu jardim, decorre de 18 a 20 de maio, a 2.ª Festa do Livro de Serpa (FLiS). Durante três dias, para públicos de todas as idades, haverá uma Feira do Livro, conversas com escritores, contos, exposições, teatro, música e fotografia. Haverá ainda, no Castelo de Serpa, o concerto para piano e desenho “4 Mãos”. Todas as atividades são de entrada livre.
Durante os três dias do evento, no jardim da Biblioteca, a Feira do Livro disponibiliza um variado conjunto de publicações, entre novidades e livros a preços reduzidos. Também na Biblioteca, mas no seu átrio, estará patente a exposição “Livros Miniatura”, que apresenta exemplares com um tamanho máximo de 7,5 centímetros de altura e com textos e gravuras legíveis, pertencentes à coleção de João Lizardo. Na sala polivalente, estarão em exposição, até 30 de junho, ilustrações do espanhol Joan Negrescolor para o livro “Há classes sociais”, que nos fala de dominantes e dominados, de ricos e pobres, das classes alta, média e trabalhadora, e de como todos eles vivem e veem o mundo de maneira diferente.
A par destas atividades permanentes, há uma programação dirigida a todas as faixas etárias.
O primeiro dia da Festa, sexta-feira, 18, dedicado essencialmente à comunidade escolar, abre com um espetáculo performance que promete surpreender. “Passagem” é uma performance de teatro em andas que decorre no jardim da Biblioteca, a partir das 10.00 horas, transformado numa instalação criada com objetos reutilizados e desperdícios têxteis que o deixará, nos três dias do evento, matizado de vermelho e branco.
Ao longo do dia, em diferentes espaços da Biblioteca e no jardim, Ângela Ribeiro conta histórias de África. Joan Negrescolor, autor das ilustrações do livro “Há Classes Sociais”, desafia os mais novos a representarem a classe social a que pertencem. João Lizardo vai desvendar os mistérios dos livros miniatura. E Rui Cambraia mostra como se pode desenhar no ar com luz. A sexta-feira encerra com o espetáculo “Passagem”, às 22.00h, para o público em geral.
No fim de semana a programação é para as famílias.
No sábado, 19, Cláudia Fonseca embala bebés com “cantos de colo”. António Jorge Gonçalves e Paula Delecave trazem um objeto surpreendente, o “frutoscópio”, e propõem aos mais novos uma aventura “frutológica”. João Lizardo continuará a revelar as histórias e os segredos dos curiosos e minúsculos livros. Fernando Correia, conhecido jornalista, partilha experiências de vida, como a que teve com um sem-abrigo e que deu origem ao seu mais recente livro, “E se eu fosse Deus?”. Noemi Vola, jovem ilustradora italiana, vencedora da 2.ª edição do Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado, promovido pela Câmara Municipal, em colaboração com a editora Planeta Tangerina, vai estar na Biblioteca de Serpa para receber o prémio e para o lançamento e apresentação do seu livro “Fim? Isto não acaba assim”. Orienta ainda o whorkshop “Sem fim à vista!”, onde se vai imaginar o fim de uma história através do desenho. Cristina Taquelim conta para pequenos que querem ser grandes e grandes que querem ser pequenos – porque nascem na boca de quem conta e crescem nas orelhas de quem escuta. O dia termina a “ver a banda passar”, com a Sociedade Filarmónica de Serpa (arruada) e com um espetáculo a “4 Mãos”, na alcáçova do Castelo, com António Jorge Gonçalves e Filipe Raposo. Dois artistas, um desenhador e um pianista, que juntos criam um concerto que é um sortilégio sensorial.
No domingo, 20, de regresso à Biblioteca, bebés e crianças vão jogar às escondidas com a Andante… à procura do gato. Aos mais graúdos, Rui Cambraia proporciona a experiência única de fotografar com uma câmara “pinhole”, que pode ser feita a partir de uma simples caixa de papelão, e de ver o mundo pelo buraco de uma agulha. João Lizardo regressa com os raríssimos e insólitos livros miniatura, que despertam um fascínio especial nas crianças.
De 18 a 20 de maio, a 2.ª Festa do Livro de Serpa (FLiS) vai animar a cidade.

Vamos fazer do livro uma festa!

Programação completa

2018©Município de Serpa | webdesign: jarmando