Programa TERRA FORTE :: De 2ª a 6ª, na Rádio Voz da Planície, Rádio Pax e Rádio Vidigueira :: Produção Câmara Municipal de Serpa    ◊    Farmácias de Serviço em maio ::1 a 3 - Farmácia Central :: 4 a 10 - Farmácia Serpa Jardim :: 11 a 17 - Farmácia Central :: 18 a 24 - Farmácia Serpa Jardim :: 25 a 31 - Farmácia Central
Feira do Queijo do Alentejo
Serpa promove a Academia do Queijo
Integrada no programa da 18.ª Feira do Queijo do Alentejo, que decorre em Serpa entre os dias 22 e 24 de fevereiro, promovida pela Câmara Municipal de Serpa, terá lugar este ano, pela primeira vez, a Academia do Queijo.
O Município cria assim um espaço profissional, que reúne representantes do sector queijeiro, da distribuição e dos consumidores, das associações de criadores de raças autóctones, de instituições de ensino e de investigação, do turismo e da gastronomia, aberto à discussão e reflexão sobre temas como a inovação, o planeamento estratégico e o turismo em torno do queijo, ao mesmo tempo que se valoriza o carácter lúdico do evento, criando momentos mais informais em torno do consumo de queijo.
A participação nesta Academia é aberta a todos.

ACADEMIA DO QUEIJO

Sexta-feira, 22 de fevereiro
16.00h-18.45h
SESSÃO TÉCNICA: QUEIJO DE CABRA – TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Queijos de Cabra do Guadiana – Fernando Silvestre – Queijaria d´Aldeia e Queijaria Silvestre – Elsa Silvestre
Queijo de Cabra de Pasta Mole – Eduardo Grossi – Lacto Argudo (Espanha)
Queijo de Cabra Biológico – Miguel Valente – Herdade do Escrivão
> Moderador: Inocêncio Seita Coelho – INIAV, I.P.

OFICINA DE COZINHA – LIGAÇÕES IMPROVÁVEIS
Queijo de cabra cinzado, panado com amêndoas e salada de rúcula
Queijo de cabra curado, risoto e cogumelos
Queijo de cabra fresco em cordon blue de perú e presunto

Sábado, 23 de fevereiro
18.00h-20.00h
SESSÃO TÉCNICA: QUEIJO DOP - TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA
Viagem a Savoie, à descoberta dos queijos da montanha. Pela fromagerie Maître Renard - Queijaria Francesa - Pauline Treillard
Queijos à Prova - Clube do Consumidores de Queijos (prova e análise sensorial de Queijos DOP)
Carlos Bettencourt – DRAPAL, Cristina Pinheiro – UE, Maria João Carvalho – IPBeja, Pedro Louro e Inocêncio Seita Coelho – INIAV, I.P.
> Moderador: Nuno Alvarenga – INIAV, I.P.
OFICINA DE COZINHA – O QUEIJO PELO MUNDO
Queijo azul, molhos e preparações
Queijo Serpa DOP em molho de bifes e recheios
Queijo Serpa curado e sopa de espargos

Domingo, 24 de fevereiro
11.00h-13.00h
SESSÃO TÉCNICA – APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO SETOR DO QUEIJO
ValBiotecCynara – “Valorização Económica do Cardo (Cynara cardunculus): variabilidade natural e as suas aplicações biotecnológicas” – Fátima Duarte – CEBAL
CFD4CHEESE - Aplicação da Mecânica dos Fluidos Computacional na Otimização das Condições de Cura de Queijos Tradicionais – João Dias – IPBeja
SerpaFlora - Valorização da Flora Autóctone do Queijo Serpa – Teresa Santos – IPBeja
LACTIES: Inovação, Ecoeficiência e Segurança em PME's do Setor dos Laticínios - Antónia Macedo – IPBeja
> Moderador: Nuno Alvarenga – INIAV, I.P,

15.00h
ENTREGA DOS PRÉMIOS
5.º Concurso “Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo 2019”, com apresentação dos critérios de avaliação e resultados gerais

19.00h
OFICINA DE COZINHA – Sugestões do chef
Empadas de requeijão de Serpa e cogumelos
Tortilha de milho com borrego assado e molho de requeijão

Em permanência:
Exposição “Cardo – Um recurso Endógeno”
(CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo)

Sinopse
Exposição fotográfica que reúne as diferentes fases de desenvolvimento da planta Cynara cardunculus, vulgarmente conhecida por cardo.
O cardo, como recurso endógeno, encontra-se em todos os elementos fotográficos apresentados, desde o momento da germinação da planta até à floração, encerrando o ciclo anual de desenvolvimento quando as primeiras sementes voltam à terra, arrastadas pelos ventos de final de verão.
No âmbito do projeto “ValBiotecCynara – Valorização Económica do Cardo (Cynara cardunculus): variabilidade natural e as suas aplicações biotecnológicas”, as fotografias representam o olhar atento de investigadores, focados em pormenores fotogénicos e muito inspiradores para o trabalho que desenvolvem em prol da valorização económica deste recurso endógeno de elevado valor.

2019©Município de Serpa | webdesign: jarmando
  Ultima actualização em: 20-05-2019 17:11:38