A Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que transpõe a Diretiva (EU) 019/1937 e estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, cria, entre outras matérias, um conjunto de obrigações para as empresas e outras entidades públicas em matéria de proteção de denunciantes de infrações e de implementação de canais e procedimentos de denúncia.
Os canais de denúncia interna e externa permitem a apresentação e o seguimento seguros de denúncias, a fim de garantir a exaustividade, integridade e conservação da denúncia e a confidencialidade ou o anonimato dos denunciantes, bem como, a confidencialidade da identidade de terceiros mencionados na denúncia e, ainda, impedem o acesso de pessoas não autorizadas.
Estes canais permitem a apresentação de denúncias, internas ou externas. As denúncias internas referem-se às infrações praticados no interior do Município de Serpa, já as denúncias externas referem-se às infrações reportadas ao Município de Serpa, enquanto autoridade competente, nos termos e para os efeitos do previsto no artigo 12º da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro.
Os denunciantes, desde que observem as condições previstas no Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações, aprovado pela Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, beneficiam da proteção legalmente conferida, nomeadamente a proibição de atos de retaliação.
Estes canais servem exclusivamente para apresentar denúncias relativamente a infrações de que tenha tido conhecimento no âmbito da sua atividade profissional e que se enquadrem numa das matérias previstas pela Lei 93/2021, de 20 de dezembro, para qualquer outra denúncia, reclamação e/ou exposição, deverá contactar-nos pelos canais habituais.
Canais para apresentação de denúncias e provas:
Plataforma Web
Selecione uma das seguintes opções, de acordo com a denúncia que pretende apresentar:
- Denúncia interna
- Denúncia externa
Presencialmente
A apresentação de denúncias de forma presencial poderá ser feita no Município de Serpa, mediante a realização de marcação de reunião com o responsável pelo tratamento de denúncias, através do Serviço de Atendimento ou por telefone através do número 284540100.
Correio postal
Preencha o formulário, cujo download pode fazer aqui e envie:
Destinatário: Município de Serpa, A/C de NM - Responsável Tratamento de Denúncias
Assunto: Denúncia (o envelope deverá conter a indicação “Não abrir”)
Morada: Praça da República, sn, 7830-389 Serpa
Telefone
Poderá apresentar a sua denúncia através do número de telefone 284540103.