Site Autárquico Serpa

Mercado Municipal de Serpa

 

 

 

 

 

Já reabriu este novo equipamento, em Serpa, após obras de requalificação que tiveram como objetivo a melhoria das condições de funcionamento, criando novas funcionalidades, adequando o espaço às necessidades e exigências atuais e valorizando o seu papel como centro privilegiado de comércio de proximidade, de revitalização urbana e de promoção dos recursos locais de qualidade, valorizando também a sua vertente turística e o reforço da marca Serpa na promoção dos recursos locais de qualidade.

 

 

A Intervenção, cujo projeto foi elaborado pelo Atelier Carvalho Araújo, manteve a maior parte do espaço existente, com as lojas nas alas laterais e acesso ao exterior e as bancas na zona central, que passa a incluir um espaço aberto de lazer, com o aproveitamento de parte das bancas pré-existentes para utilização como espaço de convívio e de refeições leves com os produtos do próprio mercado.

 

 

 

Além das bancas tradicionais de frutas, hortícolas, enchidos e outros produtos, o Mercado tem ainda uma peixaria, um café-bar, dois talhos, uma padaria, uma ervanária, uma loja de produtos de agricultura biológica e duas lojas de produtos regionais, para além da Loja do Vinho, com os vinhos produzidos no concelho e a Loja do Queijo. Associada a esta vai funcionar o Centro Interpretativo do Queijo Serpa, um projeto também da iniciativa do Município e que será totalmente dedicado a este produto, com materiais expositivos e informação multimédia. Nas novas funcionalidades, refere-se o espaço multiusos com cozinha, que permitirá realizar ações de dinamização e de sensibilização, nomeadamente oficinas de culinária, provas e degustações, iniciativas culturais entre outras atividades, sendo que no Mercado está disponível rede Internet sem fios, gratuita. 

 

O Mercado Municipal de Serpa integra o projeto Serpa - Mercados em Rede, no qual o Município pretende criar, revitalizar e dinamizar os seis mercados do concelho - Serpa, Brinches, Pias, Vila Nova de S. Bento, Vale de Vargo e Vila Verde de Ficalho – os quais vão estar todos em interligação, criando sinergias próprias e complementares no quadro da estratégia municipal para o desenvolvimento do concelho, na qual os recursos terra e o património se constituem como pilares estruturantes.

 

A obra de requalificação do Mercado Municipal de Serpa representa um investimento total de cerca de 800 mil euros, financiado pelo FEDER a 85 por cento, no âmbito do Alentejo 2020.

 Plano de contingência