Site Autárquico Serpa

Notícias


Câmara apoia IPSS

04 de abril de 2020

Câmara apoia IPSS

A Câmara Municipal de Serpa está, desde há algumas semanas, a acompanhar a situação das IPSS do concelho no âmbito da pandemia provocada pela Covid-19, que neste momento sentem algumas dificuldades na resposta a encomendas de materiais de proteção. Desde o primeiro momento que a autarquia está em contacto diário com todas as IPSS e tem feito chegar a todas materiais fundamentais neste momento, nomeadamente máscaras, luvas, gel desinfetante e viseiras de proteção. Sabendo que as seis IPSS do concelho de Serpa apoiam quase 600 idosos, em várias valências, nomeadamente em lar, apoio domiciliário, unidade de cuidados continuados e centro de dia, (estando esta última suspensa durante o Estado de Emergência, e ficando os idosos a ser acompanhados em apoio domiciliário), e sabendo que o seu trabalho é fundamental para o bem-estar dos mais idosos, o Executivo vai continuar a acompanhar as dificuldades e preocupações destas instituições. Paralelamente, a Câmara Municipal de Serpa está a preparar vários espaços para, no caso de ser necessário, instalar quem deles necessite. Além das salas do Pavilhão Carlos Pinhão já anunciadas, também a Residência de Estudantes, está pronta para qualquer eventualidade. Serpa tem cerca de 4 000 munícipes com mais de 65 anos, que representam mais de 25 por cento da população do concelho. Tendo em consideração este dado, o Executivo Municipal continuará a apoiar e a criar medidas que possam levar ainda mais conforto a esta população durante este período, desenvolvendo diariamente, sempre em colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, um trabalho de proximidade através da linha social, criada recentemente, seja na aquisição e entrega de produtos essenciais, seja esclarecendo dúvidas.  

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa ativado

03 de abril de 2020

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa ativado

A Comissão Municipal de Proteção Civil ativou nesta sexta-feira, dia 3 de abril, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa. Tendo em conta a situação de emergência causada pela pandemia Covid-19, e a existência de 11 casos no concelho de Serpa, esta decisão tem por base assegurar a atuação e colaboração das várias entidades intervenientes, “garantindo uma mobilização rápida e eficiente dos meios e recursos de proteção civil, garantindo desta forma uma maior eficácia na execução das ordens e procedimentos previamente definidos”. A decisão da ativação do plano cabe a Comissão Municipal de Proteção Civil, depois de esta ter sido convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, e é composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Serpa, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Serpa, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Serpa, Comandante da GNR de Serpa, representante da Autoridade de Saúde Local, Diretor do Centro de Saúde de Serpa, Diretor do Hospital José Joaquim Fernandes (Beja), Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja, todos os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, entre outros. Trata-se de um plano elaborado para enfrentar a “generalidade das situações de acidente grave ou catástrofe (…) definindo as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil” a nível municipal. Este documento define a estrutura organizacional e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência. Na prática, o Plano Municipal de Emergência exprime um conjunto de medidas, normas, procedimentos e missões, destinado a fazer face a uma situação grave, minimizando as suas consequências. Documento que efetiva a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa

Câmara cede casa a Bombeiros

03 de abril de 2020

Câmara cede casa a Bombeiros

A Câmara Municipal de Serpa cedeu, a título de empréstimo temporário, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpa, uma casa, com capacidade para oito pessoas. Sabendo que neste momento crítico são também os Bombeiros os homens da linha da frente no combate à Covid-19, transportando e assistindo quem mais precisa, o Município cedeu este espaço, na passada quarta-feira, dia 1 de abril, para que os operacionais da corporação dos Bombeiros de Serpa possam descansar, sem colocar as suas famílias em risco, e assegurar o seu trabalho, ainda mais imprescindível neste momento.  

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos

Morada: Praça da República, 7830-389 Serpa
Telefone: +351 284 540 100
Email: geral@cm-serpa.pt