Mercado mensal com novas regras

Dia 23 de junho, em Serpa

16 de junho 2020

A realização do mercado municipal de Serpa, suspensa devido à Covid 19, vai ser retomada no próximo dia 23 de junho, com novas regras de segurança.

O horário de venda ao público do mercado será alargado e este funcionará entre as 8.00 h e as 14.00 horas.

Para já, foi realizada uma ação de formação obrigatória para feirantes/comerciantes, no dia 16 de junho, que contou com a presença de cerca de 80 pessoas.

Apenas os vendedores que participaram na ação de formação, poderão realizar a montagem das bancas, que terá lugar entre as 5.00 h e as 8.00 horas, do dia 23 de junho.

Nesta ação de formação, os serviços de segurança do Município, formaram os vendedores, acautelando medidas de segurança a ter durante o mercado.

As regras adotadas, quer para o público quer para os feirantes, passam pelo uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos à entrada do recinto, distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas (exceto coabitantes), e cumprimento das medidas de etiqueta respiratória, recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

Os artigos, principalmente os alimentares, só podem ser manuseados pelos feirantes e pelos seus colaboradores, e os utentes devem permanecer no recinto da feira apenas o tempo estritamente necessário à aquisição dos bens.

Para os comerciantes e feirantes, há as regras específicas, como a obrigatoriedade de disponibilizar aos clientes solução antisséptica de base alcoólica, e o atendimento terá de ser efetuado de forma organizada, limitado a um consumidor de cada vez, respeitando as regras de higiene e segurança.

Os feirantes de produtos alimentares devem providenciar uma barreira física de forma a assegurar um distanciamento mínimo de um metro entre o consumidor e a banca de exposição dos artigos.

A Câmara Municipal de Serpa apela ao civismo, bem como ao cumprimento das regras definidas, de forma evitar contágios, solicitando ainda a compreensão de todos.

Plano de contingência do mercado mensal