Site Autárquico Serpa

Nova moeda romana do Museu Municipal de Arqueologia

26 de julho 2021

O serviço de arqueologia da Câmara Municipal de Serpa publicou recentemente um estudo sobre uma moeda romana doada ao Museu Municipal de Arqueologia por Sebastiana Lopes, natural de Vale de Vargo.

O achado, proveniente de Vale de Vargo,  corresponde a uma moeda pouco frequente no Sul de Portugal e que está associada à conquista romana do Noroeste Peninsular, ao tempo do imperador Augusto, que surge representado na moeda, bem como a caetra, ou escudo galaico, que simboliza a submissão destes povos ao poder de Roma.

A Câmara Municipal de Serpa expressa publicamente o seu agradecimento a Sebastiana Lopes, pelo seu interesse na valorização do património da região que resultou na doação desinteressada desta moeda, assegurando-se assim o seu usufruto público, através da sua incorporação no Museu Municipal de Arqueologia, onde poderá ser apreciada brevemente.

O estudo sobre a moeda pode ser consultado aqui: