Site Autárquico Serpa

Na Margem Esquerda, Serpa é o concelho que menos população perdeu

28 de julho 2021

Os resultados preliminares do Censos 2021, hoje divulgados, revelam um decréscimo de 6,9 por cento da população no Alentejo. No que toca aos quatro concelhos da Margem Esquerda do Guadiana que fazem parte da Comunidade Intermunicipal (Cimbal), o valor médio da perda de população é de 15,2 por cento. No concelho de Serpa registou-se uma diminuição de 11,9 por cento, Mértola perdeu 14,7 por cento, Moura 12,5 por cento e Barrancos 21,8 por cento. Assim, Serpa é o concelho da Margem Esquerda que menos população perdeu desde 2011, data dos anteriores Censos.

Se estes dados evidenciam por um lado, a tendência identificada das diferenças entre os territórios do interior e os do litoral, com a região do Alentejo a ter um expressivo decréscimo da população, por outro, dão razão e voz às reivindicações dos municípios do interior do país no sentido de mais e melhores políticas de desenvolvimento e coesão territorial, mais e melhores serviços públicos, melhores acessibilidades, em suma, políticas que combatam verdadeiramente as assimetrias regionais e que promovam a fixação das populações.