Site Autárquico Serpa

Instalação de repuxos na Praça da República

Notícias

08 de junho 2022

A empreitada de execução do projeto de instalação de repuxos na Praça da República, encontra-se a decorrer desde o dia 23 de maio, após montagem de estaleiro.

A Câmara Municipal de Serpa assegura diretamente, através dos Serviços da Divisão de Cultura e Património, os trabalhos de acompanhamento arqueológico da execução da empreitada, no cumprimento do Decreto-Lei n.º 164/2014 de 4 de novembro, nomeadamente durante as ações de escavação do subsolo, que decorreram entre os dias 23 e 26 de maio.

No decorrer dos trabalhos foram detetados vestígios arqueológicos na área de instalação da sala de máquinas, que não criaram impedimentos à normal execução da empreitada, mas que foram devidamente intervencionados para limpeza e registo, no âmbito dos procedimentos legais da área da arqueologia.

Os vestígios correspondem a um conjunto de três silos, estruturas escavadas na rocha para armazenamento de alimentos, possivelmente de época medieval ou moderna, que irão ser objeto de escavação arqueológica após a área de intervenção se encontrar nas condições de segurança necessárias, uma vez que a zona de escavação arqueológica se prolonga para fora do espaço de obra.

As estruturas arqueológicas foram devidamente assinaladas e protegidas através da colocação de manga geotêxtil, para garantir a sua integridade durante a execução dos trabalhos da empreitada.

Após a realização dos trabalhos de escavação arqueológica, os silos serão devidamente protegidos e selados, de modo a garantir a segurança da área e o normal prosseguimento do projeto. Caso os trabalhos arqueológicos permitam a recolha de elementos relevantes, serão agendadas ações de divulgação ao público sobre os resultados da intervenção.