Site Autárquico Serpa

Notícias


Condicionamento de trânsito

22 de abril de 2021

Condicionamento de trânsito

A Câmara Municipal de Serpa informa que, na sequência de trabalhos no pavimento, na Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, será necessário proceder ao corte parcial do trânsito no dia 22 e ao corte total no dia 23, nos períodos da manhã. Lamentamos o incómodo que possa causar.

Igreja de Santa Maria em obras

21 de abril de 2021

Igreja de Santa Maria em obras

Foi assinado, no passado dia 19 de abril, o auto de consignação das obras na Igreja de Santa Maria (Igreja Matriz), o último passo antes do início da intervenção que devolverá ao concelho uma igreja completamente requalificada. Recordamos que se trata de um imóvel classificado como de interesse público, que se encontra num estado de degradação evidente, necessitando de recuperação. O início das obras surge na sequência de um acordo de colaboração entre a Paróquia de Serpa, a Câmara Municipal e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, assinado em 2019 e que deu origem a uma candidatura, por parte da Paróquia, mas com apoio da autarquia, ao Programa Operacional Regional do Alentejo 2014/2020. O montante inicialmente previsto para a realização da intervenção era de cerca de 466 mil euros, ficando a Paróquia e a Câmara responsáveis pela comparticipação nacional, que equivale a 25 por cento do total do investimento. Esta intervenção inclui-se na estratégia do Município para a salvaguarda e valorização do património, um dos pilares da estratégia municipal de desenvolvimento sustentável.

Valorização da Atalaia da Torre

19 de abril de 2021

Valorização da Atalaia da Torre

A Câmara Municipal de Serpa prossegue os trabalhos preparatórios do projeto de valorização da Atalaia da Torre, que consistem na realização de ensaios de termografia e percussão, indispensáveis à aquisição de informações sobre o estado de conservação do monumento, com o intuito de preparar as ações de conservação e restauro seguintes. A Atalaia da Torre é uma estrutura medieval, que integrava a cadeia de postos de controlo que configuravam o sistema de defesa e vigilância do território, a partir do Castelo de Serpa. Este projeto, no âmbito da candidatura FORTours II – Fortificações de Fronteira: Fomento do Turismo Cultural Transfronteiriço, do programa operativo INTERREG-V-A, Espanha/Portugal (POCTEP), insere-se na estratégia de recuperação de património histórico edificado desenvolvido pela autarquia, no seguimento de ações anteriores, como a valorização da Torre do Relógio, ocorrida em 2018 no âmbito do programa FORTours I.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.