Site Autárquico Serpa

Projeto Cante nas Escolas

Projeto Cante nas Escolas (integrado no plano municipal de combate ao insucesso escolar)

Em Abril de 2009 o Município de Serpa implementou o ensino do Cante Alentejano nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto escolar, com os alunos do 3º e 4ºs anos de escolaridade, com aulas semanais de 45 minutos. Estas aulas são ministradas por um formador especializado em cante alentejano. Para além do ensino efetua-se também, junto das famílias dos alunos e agentes locais, a recolha de modas tradicionais do concelho de Serpa e respetiva etnografia que lhe está associada.
 
O ensino nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do cante alentejano permitr valorizar a cultura popular tradicional e incentivar os mias novos à continuidade do cante alentejano.
 
São exploradas modas do cancioneiro tradicional alentejano, respeitando as festividades cíclicas que caracterizam o concelho e a região. Também se explora a expressão vocal e corporal associadas ao cante.
A par das aulas participam em atividades em contexto escolar e a convite de entidades exteriores, com o objetivo de envolver a comunidade escolar e a comunidade local.
O projeto é uma ferramenta privilegiada de motivação para o ensino e aprendizagem do cante alentejano, bem como para a revitalização e dignificação da mais marcante manifestação cultural da população alentejana, que é o cante.
 
Fruto deste projeto, registou-se o aumento de jovens a integrarem Grupos Corais, bem como a constituição de novos grupos de jovens no concelho.
No ano letivo 2018/2019 estão integrados no projeto 196:
Serpa: 66 alunos
Pias: 36 alunos
Brinches: 19 alunos
Vale de Vargo: 8 alunos
Vales Mortos: 11
Vila Nova de S. bento: 42
Vila Verde de Ficalho: 9
A-do-Pinto: 5