Site Autárquico Serpa

Puzzles on-line

Puzzles on-line do Museu Municipal de Arqueologia

O Museu Municipal de Arqueologia disponibiliza diversos jogos didáticos online, com o objetivo de divulgar o património arqueológico do concelho de Serpa através de experiências divertidas.

 

5- Que descobertas aguardam o Detective Passado desta vez?

Faz o puzzle e o Detective Passado irá mostrar-te uma peça que fazia parte de uma primitiva igreja!

Depois de descobrires do que se trata, vai até ao Museu Municipal de Arqueologia para saberes mais sobre este pedacinho da nossa história.

Puzzle para os adultos

Puzzle para as crianças

 

4 - O Detective Passado viaja até à Pré-História, onde encontra uma misteriosa placa em pedra com estranhos desenhos! Triângulos, linhas, riscos e rabiscos e até uns olhos!

Aventura-te a fazer o puzzle e visita o Museu Municipal de Arqueologia para veres esta intrigante peça ao vivo.

Puzzle para os adultos

Puzzle para as crianças

 

3 - O Detective Passado viaja mais uma vez no tempo, até à Época Islâmica, para nos dar a conhecer um intrigante artefacto. Um pequeno molde que servia para criar amuletos em forma de crescente e que também tem uma inscrição em árabe! Junta as peças e descobre mais sobre este "pedacinho da história" que está em exposição no Museu Municipal de Arqueologia.

Puzzle para as crianças

Puzzle para os adultos

 


2 - O desafio passa por "colar" as peças de um velho vaso com mais de 3000 anos, que os arqueólogos descobriram numa sepultura na Herdade da Torre Velha, em Serpa.
Faz os puzzles para descobrires como era este vaso decorado da Idade do Bronze e visita o Museu Municipal de Arqueologia quando reabrir, para saberes que outras histórias temos para contar.
 

 

1- As primeiras propostas consistem em dois puzzles sobre o Pé de Altar da Herdade da Abóboda (Vila Nova de São Bento), que se encontra em exposição na seção de Antiguidade Tardia do Museu Municipal de Arqueologia. Um dos puzzles é elaborado a partir da imagem real enquanto o outro é uma ilustração da mesma peça através de um personagem, o Detetive Passado, que irá ajudar os mais novos a descobrirem a história  do território de Serpa.

Puzzle para os adultos

Puzzle para as crianças