Site Autárquico Serpa

Castelo e Museu de Arqueologia registam recorde

Castelo e Museu de Arqueologia registaram maior número de visitantes de sempre

13 de janeiro 2020

O ano de 2019 registou os melhores números de sempre no que diz respeito a visitantes no Castelo e no Museu Municipal de Arqueologia. O Castelo de Serpa, monumento nacional desde 1910, recebeu em 2019 mais de 31.000 visitantes, enquanto o Museu Municipal de Arqueologia, que reabriu portas em 2016, atingiu perto de 16.000 entradas. É de destacar o aumento no número de visitantes estrangeiros em relação a 2018 e o número de excursões nacionais e internacionais. Também o número de visitantes oriundos da comunidade escolar do concelho sofreu um aumento significativo, fruto do trabalho educativo desenvolvido pelo município nesta área.
Como habitualmente o mês de agosto registou o maior número de visitantes, com mais de 4.000 entradas no Castelo e cerca de 3.000 no Museu Municipal de Arqueologia. Desde a sua reabertura ao público após as obras de requalificação, a 24 de março de 2016, o Museu Municipal de Arqueologia já recebeu perto de 52.000 visitantes, e no mesmo período o Castelo foi visitado por mais de 117.000 pessoas.
Ao longo de todo o ano foram desenvolvidas nestes espaços diversas atividades de divulgação patrimonial como conferências, cursos, visitas guiadas, exposições entre outras, que contribuíram para a sua promoção e valorização.