Site Autárquico Serpa

XIX Feira do Queijo do Alentejo

04 de fevereiro 2020

De 28 de fevereiro a 1 de março, o Município de Serpa promove mais uma edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições, com entrada livre.

Está desde já confirmada a presença dos queijos nacionais com Denominação de Origem Protegida (DOP): Queijo Serpa, Queijo de Azeitão, Queijo de Castelo Branco, Queijo de Évora, Merendeira de Ovelha de Évora, Queijo de Nisa, Queijo Serra da Estrela e Requeijão Serra da Estrela, um Queijo de Cabra Certificado em Modo de Produção Biológica, bem como a participação de queijos de todo o país. De Espanha estará presente o DOP Queso Manchego.

Enchidos, azeite, vinho e mel, frutos secos, artesanato e outros produtos regionais e nacionais de referência estarão igualmente presentes.

Destaque ainda para as oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovinos e demostrações de tosquia de ovelhas. As tasquinhas voltarão a oferecer aos visitantes gastronomia e os petiscos locais. Atividades culturais e animação musical completam o programa, destacando-se as prestações dos grupos concelhios de Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014.

Integrado na Feira decorrerá o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, este ano com uma nova categoria, "Inovação", que visa premiar queijos com apresentações distintas das tradicionais, valorizando a capacidade empreendedora do setor.

A Semana Gastronómica do Queijo, que decorrerá de 21 de fevereiro a 1 de março, com os restaurantes e hotelaria do concelho a apresentarem ementas com pratos onde se inclui o queijo e produtos derivados, é uma das ações que visa promover a Feira, bem como o Queijo Serpa e a apreciada gastronomia local.

Realizar-se-á também, no dia 8 de fevereiro, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma mostra, degustação e venda de queijo e outros produtos tradicionais do concelho de Serpa. A iniciativa terá um momento de Cante, com a participação do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e do grupo musical Os Alentejanos.

Organização: Câmara Municipal de Serpa

Comissão promotora: Friserpa, Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária, Confraria do Queijo de Serpa, Associação de Agricultores do Concelho de Serpa, Rota do Guadiana- ADI, Acos - Agricultores do Sul, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Aproserpa- Associação de Produtores do Concelho de Serpa

Colaboração: Iniav – Insituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios; e terá o patrocínio de CA Credito Agrícola, Intermarché.