Valorização da Atalaia da Torre

14 de outubro 2020

A Câmara Municipal de Serpa deu início aos trabalhos na Atalaia da Torre, que incidiram na execução dos levantamentos topográfico, arquitetónico e modelação 3D, com vista à preparação de ações de conservação e restauro deste monumento.

A Atalaia da Torre é uma estrutura medieval, que integrava a cadeia de postos de controlo que configuravam o sistema de defesa e vigilância do território, a partir do Castelo de Serpa.

Estas intervenções realizam-se no âmbito da execução de um programa de valorização, ao abrigo da candidatura FORTours II – Fortificações de Fronteira: Fomento do Turismo Cultural Transfronteiriço, do programa operativo INTERREG-V-A, Espanha/Portugal (POCTEP).

O projeto insere-se na estratégia de recuperação de património histórico edificado desenvolvido pela autarquia, no seguimento de ações anteriores, como a valorização da Torre do Relógio em 2018, no âmbito do programa FORTours I.

Foto©: Arrow4d