Site Autárquico Serpa

Festival da Raia em Serpa

Notícias

20 de julho 2021

Estiveram reunidos em Aracena, no passado dia 19 de julho, autarcas e técnicos dos municípios de Serpa, Aroche e Aracena, para a apresentação do II Festival do Território Hospitalário e de uma nova aplicação de Turismo na Raia, com toda a informação necessária para conhecer estes três territórios.

A Margem Esquerda do Guadiana e a Serra de Aracena e Picos de Aroche continuam a ter nos seus territórios um grande número de castelos que, durante a Idade Média, tinham uma função militar, mas que, atualmente, são recursos turísticos, culturais e elementos para o conhecimento de uma história partilhada.

A existência de uma história comum entre os municípios de Serpa, Aroche e Aracena que deve ser valorizada e conhecida, justifica a realização de atividades lúdico-culturais que destaquem esta circunstância. Assim, em 2018, com a realização do “Território Hospitalário: história medieval na Raia”, um projeto transfronteiriço de cooperação, foram consolidadas as bases.

A partir deste projeto, nasceu “A Raia: II Festival do Território Hospitalário”, baseado na realização de um festival medieval de caráter transfronteiriço, que integra diferentes atividades culturais, divulgativas e de recriação histórica em cada município através de uma agenda cultural comum sob a marca Território Hospitalário.

O Festival é composto por vários eventos culturais que se realizam durante o mês de agosto de forma consecutiva: a Muestra de Música Antigua - Castillo de Aracena (de 4 a 8 de agosto), Noche de las Velas em Aroche (14 de agosto) e Festival da Raia em Serpa (21 de agosto).

Sob um tema comum, o medieval, serão desenvolvidas atividades culturais e de recriação histórica nas três localidades. Esta aposta na divulgação do património e da história comum, pretende consolidar o festival no calendário cultural da Raia.

Paralelamente, durante a reunião, foi apresentada a aplicação Turismo na Raia, em que o visitante encontra informação sobre os locais a visitar, onde se pode alojar e comer ou os eventos de interesse, com o objetivo de fomentar o turismo cultural destes três municípios.