Site Autárquico Serpa

XXI Feira do Queijo do Alentejo

De 25 a 27 de fevereiro

18 de fevereiro 2022

A Feira do Queijo do Alentejo 2022 realiza-se entre os dias 25 e 27 de fevereiro, no Mercado Municipal de Serpa, numa versão diferente da habitual, devido à situação epidemiológica.

A autarquia optou por realizar a iniciativa no Mercado Municipal de Serpa, equipamento diretamente ligado ao queijo, graças ao Centro Interpretativo do Queijo e à Loja do Queijo. Apesar da menor dimensão e capacidade do espaço, estarão presentes os queijos, os vinhos e outros produtos tradicionais locais, o que permitirá aos produtores efetuar negócios e, paralelamente, dinamizar o Mercado.

A iniciativa privilegia ações específicas no âmbito da valorização e promoção do queijo e outros recursos agroalimentares, com provas de queijo e vinho comentadas, por conhecedores da área, bem como atividades na cozinha experimental, ligadas ao queijo.

No que concerne à prática desportiva, o passeio de BTT “Rota do Queijo” será promovido em parceria com o núcleo de BTT da Sociedade Luso Serpense, no dia 27 de fevereiro, numa edição cujas inscricões estão limitadas a 30 bttistas.

A animação musical contará com momentos de música portuguesa e jazz ao vivo.

A Semana Gastronómica do Queijo, que se realiza de 18 a 27 de fevereiro, com a participação de 71 restaurantes de todo o concelho, é uma das grandes apostas desta edição. Pretende promover a Feira, atrair público para a hotelaria e restauração do concelho, e cativar visitantes, constituindo, paralelemente, uma forma de dinamizar a atividade turística e a promoção do diversificado património concelhio.

O programa está também disponível nas redes sociais do Município de Serpa.

25 de fevereiro, sexta-feira

10.00 h Abertura oficial

11.00 h Apresentação do projeto “Pedalar sem idade”

15.00 h Prova de vinhos comentada (Loja de Vinhos) Org. AproSerpa