Site Autárquico Serpa

Cortejo Histórico e Etnográfico

Notícias

14 de abril 2022

Há 43 anos, na Páscoa de 1979, realizou-se o primeiro Cortejo Etnográfico, a que posteriormente se juntou a componente Histórica. O evento, integrado nas Festas de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira de Serpa, consolidou-se e fez-se tradição.

Nestas quatro décadas, com apenas três interrupções, nos dois últimos anos devido à pandemia de Covid 19, teve lugar em cada domingo de Páscoa este desfile original em terras alentejanas no qual participam centenas de figurantes a pé, a cavalo e em carros alegóricos, recriando momentos da história do Concelho e mostrando velhos usos locais.

A Câmara de Serpa agradece aos funcionários do Município, às Juntas e Uniões das Freguesias do Concelho, ao movimento associativo, aos estabelecimentos de ensino e a todas as entidades e cidadãos que participaram na organização desta 40.ª edição do Cortejo pelo seu inestimável apoio, não esquecendo todas as pessoas que colaboraram, ano após ano, na realização do Cortejo e que já desapareceram do nosso convívio.

A quadragésima edição do Cortejo Histórico e Etnográfico realiza-se no dia 17 de abril, com início pelas 16.00 horas, em Serpa. Venha reviver connosco a história e as tradições do concelho de Serpa!

Alinhamento do Cortejo Histórico e Etnográfico 2022